Category Archives: Doces

Meia dúzia

Este post hoje é dedicado a um grupo de alunos que quis apostar na inovação em embalagem mas ainda não teve uma boa ideia… A boa ideia aqui foi simplesmente meter as compotas dentro de bisnagas. Enquanto a maioria pensa em como criar algo que as substitua estes dois irmãos que criaram a Meia dúzia, de acordo com esta notícia no Público um Eng Químico e a outra Engª Alimentar, resolveram trilhar o caminho contrário… Com grande sucesso que lhes deu visibilidade inclusivamente na Wallpaper. Uma boa ideia pode ser tão simples quanto isto… Para mais informação ou descobrir mais sobre o produto basta aceder ao site

“Jorge Ferreira, 38 anos, é engenheiro químico e trabalha na área da consultadoria. Gosta de pintar nos tempos livres e começou a imaginar um produto que pudesse ser comercializado nas bisnagas metálicas que os pintores costumam ter no estúdio. ”

Coração de fruta

O outro prémio da Nutrition awards foi para a Frulact e chegou ao meu mail como muitas outras notícias de novos produtos desta empresa porque ex-alunos da UA estiveram envolvidos no seu desenvolvimento. A ideia conceptualiza a introdução do conceito “fun” no consumo de fruta. Fica a transcrição da notícia do Público sobre este assunto:

“Imagine-se um coração de kiwi, uma estrela de morango ou um nome escrito em letras de pêssego: foi também à volta da fruta que se pôs a trabalhar a empresa agro-alimentar Frulact. A fruta já é há muito tempo a base do seu trabalho – é a Frulact quem trata a fruta que é depois integrada em iogurtes de várias marcas. Mas desta vez decidiram testar a ideia de um dos funcionários e tentar desenvolver fruta moldada em diferentes formas.

A base utilizada é uma fonte amiloproteica, que pode ser sêmola de trigo duro, glúten, farinha de arroz ou farinha de milho, e depois uma fonte de fruta (também podem ser usados vegetais ou cacau) que pode representar até 98% do produto final.

A ideia é que daqui saia fruta nas formas que se quiser: estrelas, corações, letras ou outra qualquer, que podem ser consumidas em separado ou colocadas em iogurtes outoppings de gelados, por exemplo. O produto, baptizado como FruShape, ainda não está no mercado porque a empresa procura agora um parceiro interessado em comprar uma parte da produção suficiente para justificar o investimento em maquinaria.”

Nata’s Nando’s e outras formas de ser português

Apetecia gritar “volta Álvaro, tinhas razão” cada vez que se  mordisca aquela massa estaladiça…  Não sei se o aparecimento da NATA Lisboa tem ou não a ver com o desafio que o ex-ministro lançou e que motivou mais uma vaga de achincalhamento público, mas obviamente que  é a concretização com sucesso da ideia do ministro. E não apenas pela qualidade das natas que fazem esquecer os pasteis de Belém, mas por toda a envolvente que os bares da NATA Lisboa conferem ao bolo que está no centro das suas atenções, o ambiente acolhedor, as opções variadas e alternativas de bebidas, as propostas de pequenos almoços, a qualidade do serviço… Enfim, tudo a um nível que não se consegue naquela confusão hiper-turística  em Belém… E ainda por cima bem pensado para um público internacional sejam turistas em Portugal, seja a colocação no mercado internacional de franchising.  Notem o lema “The World Needs Nata”, o menú bilingue claro e simples… Tem tudo para ser um sucesso internacional… A NATA Lisboa que a nata, o pastel, esse já o é e só quem nunca saiu de Lisboa pode ignorar tal fato. Este verão encontrei-a numa banca de doces em pleno Covent Garden em Londres… Fiquei adepto e feliz por agora podermos comer uma boa nata no Porto, Braga, Gaia, ou Cascais… Espero que em breve em Paris, Londres e Berlim… Onde poderiamos juntar umas bolas ao menú… E o Nando’s? Assunto para o próximo post.

Coisas de fim de Verão: Os gelados da Fabridoce

Como era fim de semana resolvemos provar os gelados da Fabridoce. Fica-se sempre com vontade de testar os produtos mais curiosos… E estes gelados de sabores tão locais deixaram-me com água na boca e bastante intrigado. Confesso que não tinha grandes expectativas relativamente a um gelado  de ovos moles… Mas estava enganado… Provamos este e o de requeijão com doce de abóbora e são ambos gratas surpresas que me deixam cheio de vontade para testar os de frutas. Muito interessante também as parcerias, desde logo com a APOMA para o de ovos moles, mas também com a Sabores da Idanha para o requeijão, a Confraria dos sabores da abóbora para o doce de abóbora… Imagino que para a banana da Madeira e os mirtilos se tenham feito parcerias idênticas… É pena que o site da marca seja tão limitado… Esta reportagem na SIC é no entanto muito esclarecedora e um bom exemplo de desenvolvimento de um novo produto, e de como dar uma nova roupagem e encontrar novos mercados para coisas tipicamente portuguesas…

Ainda quente… e por isso gelados!

Este post é um PS do anterior motivado por esta imagem que descobri ao esmiuçar o FB de um dos mais atentos leitores deste blog e que nos dá notícias de um gelado de Mojito!! Espantosamente lançado pela Solero (leia-se Olá, ou se preferirem Unilever…)

Os gelados são muito “locais” como se devem ter apercebido pelos Gelados de Portugal da Fabridoce que apresentei ontem. Fiquem com mais estas imagens que trouxe em tempos do Brasil e que demonstram isto mesmo

mas num país que é “fressurado” em milho verde, como pode testemunhar qualquer turista acidental

o sabor que mais me surpreendeu foi mesmo o gelado de…

Pois… Isso mesmo… E como podem perceber do logo (que a marca muda com os países mas o logo não…) da Unilever (Olá) também… Acho fantástica a capacidade que eles têm de ir ao encontro dos sabores locais..

Bolas

As bolas de Berlim na praia são um clássico do Verão, que nem os esforços da ASAE conseguiram exterminar… E se pudessemos ter bolas durante todo o ano? Agora podemos… Com as “Bolas da praia”… Podemos ser emboscados num canto de uma rua por um dos vendedores e subitamente a calidez do Verão invade uma tarde outonal… Provem-nas…

 

Ouriços de Castanhas

Mesmo de viagem não podia esquecer que é dia de São Martinho … E por isso a minha escolha de produto hoje vai para o Ouriço de Castanha criado por Eurico de Castro da Sweet Gourmet. O pasteleiro transmontano resolveu criar um produto gourmet para valorizar uma das riquezas da terra e, de férias em NY aproveitou para fazer uma avaliação do produto numa prova pública. O sucesso junto dos potenciais consumidores encorajou-o no lançamento do novo produto. Para já apenas disponível na Rota dos Sabores, em Bragança…

Bombons de queijo

Alguns produtos no mercado lembram-me os projetos dos meus alunos… Notem estes bombons de queijo da Sabores da Idanha… Os bombons ainda não provei mas a Cooperativa de Produtores de Queijo da Beira Baixa tem-se afirmado como um dos melhores e mais premiados produtores de queijo nacional…

 

Inovação alimentar

Chegou-me por mail uma chamada de atenção para esta interessante reportagem da RTP no programa O Nosso Tempo. Entre os 10′ e os 20′ podem assistir a um conjunto de peças sobre a inovação em grandes empresas como a Compal (de onde vêm as ideias para os novos sabores de sumos?) e Néstle, ou pequenas empresas pouco conhecidas como a b.muu que faz concept burger ou a ELLG gourmet.  É só seguir o link. Vale a pena gastar estes 10 minutos a descobrir um pouco mais sobre a inovação na indústria alimentar e de como inovar pode ser tão divertido e custar tão pouco… Atrevam-se… E já agora ficam com links para estas empresas mencionadas no vídeo caso queiram descobrir mais sobre elas…