Category Archives: Ética

CR7 e a Pepsi: Previsões de Lindstrom take 2

Não vou dar notícia que a esta hora todos conhecem já as imagens infames da campanha da Pepsi tendo como protagonista o CR7… Relembremos…

Vale a pena menciona-las aqui pelo exemplo paradigmático de uma campanha que acaba por se virar contra o anunciante. Não deixarei de usar este exemplo nas minhas aulas ao longo dos próximos anos junto com a da campanha da Cacharel. É uma das previsões sobre o futuro do marketing de Martin Lindstrom “Predicts that a consumer backlash will happen against brands that are pushing too hard and being unethical.” Díficil encontrar melhor exemplo do que esta campanha da Pepsi…

Origami para sem abrigo

No seguimento do artigo sobre calçado origami fizeram-me chegar este sobre abrigos origami para sem abrigo ou para situações de catástrofe. O Cardborigami é uma criação da designer Tina Hovsepian e consiste num abrigo feito de cartão, usando os conceitos do origami, capaz de proporcionar um alojamento temporário.

A simplicidade do conceito, os materiais, e o objetivo do trabalho fazem disto uma boa ideia a caminho de se tornar uma inovação. Para isso só lhe falta chegar ao mercado, e para isso conta com uma campanha de crowdfunding no GoFundMe. Para quem quiser contribuir…

Sandálias origami

Há uns 3 anos atrás, era o Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza e a Exclusão Social e o tema para DPQ foi o desenvolvimento de um produto para ONGs. Alguns projetos eram muito interessantes. Há dias soube de um produto que cabia perfeitamente neste conceito: Origami footwear. Desenvolvido por Horatio Yuxin Han e Kevin Crowley, designers do Pratt Institute este calçado é essencialmente um molde desdobrável em EVA que pode facilmente ser transformado num par de sapatos ou sandálias por qualquer utilizador. Baixo custo de produção e de transporte e que poderia evitar que centenas de milhões de pessoas que não têm acesso a calçado andassem descalças, com todas as consequências negativas que daí advêm. Simples e genial como podem ver nas fotos. Mais detalhes aqui.

De regresso com os Phonebloks

E pronto… As aulas recomeçaram e já não consigo procrastinar nem mais um bocadinho… Este ano empurrei com a barriga (que lá vai crescendo com os anos) tanto quanto pude… Mas depois quando vi esta tarde este vídeo achei que era um sinal dos céus e que não havia mais desculpas… E aqui estou de volta ao I9…

Certamente que muitos de vocês pertencem ao grupo de mais de 5 milhões (!!!) de pessoas que viram este vídeo nos últimos dias, o que deveria ser um sinal para a indústria, mas não sei se entusiasmada como ela anda com a fantástica inovação dos iPhone 5c (agora às cores!!!!) [Nota para os que não me conhecem: sim estou a ser irónico… Bazinga!!!] é capaz de não captar a mudança de paradigma que se aproxima. Já fiz aqui um post sobre obsolência programada, que vale a pena ser revisitado, para explicar porque é que hoje os eletrodomésticos em geral e aparelhos eletrónicos em particular são feitos para não serem reparáveis… Mas senhores, foi assim que a Dell superou a concorrência no mercado dos PCs… Criando soluções modulares e personalizadas por contraponto à rigidez de oferta das outras empresas. A Motorola morreu, a Nokia também, e a Blackberry também não anda lá muito bem… Parece que o mundo está maduro para equipamentos que sejam mais duráveis e sustentáveis e que permitam que não esgotemos as reservas de terras raras nem enchamos o mundo de lixo tóxico que nem sequer procuramos reciclar… Esta ideia é boa, precisamos que ela seja aplicada não apenas a telemóveis mas que o conceito de sustentabilidade permeie o desenvolvimento de novos produtos de uma forma geral e não apenas como tendência para aumentar o consumo… Vejam o vídeo! Actuem!…

Pakistan – Cola – Índia

Há coisas no mundo do marketing e das marcas que pela sua qualidade nos fazem querer partilha-las. Este vídeo sobre uma campanha da Coca Cola que visa aproximar os vizinhos/irmãos desavindos Índia e Paquistão é demasiado boa para a ignorar… Comentários para quê?… Era suposto as multinacionais só quererem multiplicar lucros, certo? Mas é isto incompatível com a promoção de valores? Ou são estes diminuídos pela associação à marca? Gostei… E agora só posso desejar uma campanha destas para ligar Berlim e Lisboa…

Tomelo e o leite de burra

Tomelo é uma empresa que, baseada no conceito de eco desenvolvimento, utiliza o leite de burra de uma raça autóctone portuguesa ameaçada de extinção, para a produção de produtos de beleza e higiene pessoal. Usando a burra Cleo como imagem criaram um leque alargado de produtos baseados nesta pouco usual matéria prima.

Para os que não tem disponibilidade para ir a Vimioso podem encontrar os produtos deles online, na loja do Porto ou em vários distribuidores pelo país a fora… Atendendo à época fica a versão natalícia da Cleo…

 

 

 

 

 

McDonald’s e a pera rocha

A McDonald’s continua a apostar nos sabores locais. De acordo com  John Alves, diretor de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal

“Depois dos lançamentos do McLusitano, do Sundae de Doce de Ovos ou da McBifana, realizados este ano, o Sundae Origens com cobertura de Pera Rocha do Oeste é mais uma inovação exclusiva para o mercado português que traduz a nossa filosofia de integração e adaptação ao gosto e preferências nacionais.”

Surge assim este novo produto, desenvolvido em Portugal, em exclusivo para o mercado nacional, pela Frulact – o mais recente parceiro nacional da McDonald´s – em colaboração com a Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP).

Previsões de Lindstrom

Nas suas previsões sobre o futuro do marketing Martin Lidstrom “Predicts that a consumer backlash will happen against brands that are pushing too hard and being unethical.” Díficil encontrar melhor exemplo para esta previsão do que a reação à campanha da Cacharel “À procura de Diana”. Podem ver a notícia no Público de hoje se ainda não conhecem. Podem também juntar-se ao protesto aqui.