Category Archives: Packaging

The Gin Box e o Time to Market

Os cocktails de gin foram a febre deste Verão… Moda ou tendência? Não saberia dizer… Pareceu-me uma moda mas os próximos meses e o próximo Verão o dirão… Se for uma tendência esta caixa que a The Gin Box lançou no mercado é um conceito bem pensado e terá tudo para ser um sucesso neste Natal e nos tempos mais próximos… Podem descobrir mais no facebook ou na loja online… Se for apenas uma moda pode tornar-se um bom exemplo de como o Time to Market é importante e como chegar ao mercado no final do Verão pode ser tarde demais… A seguir com atenção este e outros produtos que eles venham a lançar porque este criador parece ser atento, imaginativo e gostar de qualidade… Fiquem com a imagem em preto (também disponível em branco)…

Meia dúzia

Este post hoje é dedicado a um grupo de alunos que quis apostar na inovação em embalagem mas ainda não teve uma boa ideia… A boa ideia aqui foi simplesmente meter as compotas dentro de bisnagas. Enquanto a maioria pensa em como criar algo que as substitua estes dois irmãos que criaram a Meia dúzia, de acordo com esta notícia no Público um Eng Químico e a outra Engª Alimentar, resolveram trilhar o caminho contrário… Com grande sucesso que lhes deu visibilidade inclusivamente na Wallpaper. Uma boa ideia pode ser tão simples quanto isto… Para mais informação ou descobrir mais sobre o produto basta aceder ao site

“Jorge Ferreira, 38 anos, é engenheiro químico e trabalha na área da consultadoria. Gosta de pintar nos tempos livres e começou a imaginar um produto que pudesse ser comercializado nas bisnagas metálicas que os pintores costumam ter no estúdio. ”

Origami para sem abrigo

No seguimento do artigo sobre calçado origami fizeram-me chegar este sobre abrigos origami para sem abrigo ou para situações de catástrofe. O Cardborigami é uma criação da designer Tina Hovsepian e consiste num abrigo feito de cartão, usando os conceitos do origami, capaz de proporcionar um alojamento temporário.

A simplicidade do conceito, os materiais, e o objetivo do trabalho fazem disto uma boa ideia a caminho de se tornar uma inovação. Para isso só lhe falta chegar ao mercado, e para isso conta com uma campanha de crowdfunding no GoFundMe. Para quem quiser contribuir…

Reembalar a pasta de dentes

Aceitamos as coisas como elas são o mais das vezes sem nos questionarmos… A embalagem de pasta de dentes é um exemplo… Incómodo e deselegante… Não poderia ser diferente? Há quem ache que sim.

PS Nem todas as embalagens são assim tão más… A Theramed atrave-se a usar uma embalagem diferente e mais conveniente…

Ar… do Porto

Como vender algo a que toda a gente tem acesso gratuitamente?… Este é sempre o desafio que mais me entusiasma no desenvolvimento de novos produtos… Águas são um grande desafio mas ar… Ar é o desafio total… A Take Away Porto assumiu o desafio com imensa imaginação… Num tempo de crescimento exponencial de expatriados (adotemos com orgulho o anglicismo para fugir da imagem deprimente dos emigrantes…) que produto poderia ter mais procura que uma lata de conserva de ar do Porto para matar saudades?… Brilhante… Até como sátira política…

Viarco

Há empresas tradicionais que, incapazes de se renovarem, estiolam e morrem… Não sei qual a saúde da Viarco mas o esforço que uma empresa  tradicional tem feito por se renovar, criando produtos que podem ser marginais no seu leque de ofertas mas que são imensamente apetecíveis, é notável e merece todo o nosso apoio… Numa altura de compre nacional, compre Viarco, não por ser nacional mas por ser mesmo muito interessante. Para os que andam distraídos e não têm reparado nos novos produtos da Viarco aqui ficam alguns exemplos:

Os lápis aromatizados que me encantaram este fim de semana e despertaram a vontade de escrever este post:

O Tablet que nasceu no âmbito de uma disciplina da ESAD e que por isso não poderia deixar de mencionar aqui

Ou o brilhante Dummy Pencil que orgulhosamente se auto-intitula de “o pior lápis do mundo”

Ficam com os links diretos para a loja online para que se deixem tentar e descubram as outras ofertas da Viarco… E já agora, se puderem ver ao vivo não percam, mas se não puderem passeiem-se pelo projeto Viarco Express...

Óleo em spray

Inovar é frequentemente trazer para um mercado algo que já existe noutros mercados… Geograficamente ou em termos de linha de produtos… Sprays de óleos lubrificantes existem desde há muito (veja-se o caso do WD40). Sprays de óleos e azeites tenho visto muito do outro lado do Atlântico seja no Brasil seja nos EUA… Chegaram agora cá pela mão da Sovena… A ideia não é má… E eu acabei por não resistir à pressão de tantos mails que me chegavam a anunciar esta novidade e por isso cá fica este post…

What else? Eric Favre…

Há imenso tempo que quero falar-vos da Nespresso, mas “what else” pode alguém dizer sobre a Nespresso que não seja conhecido ou intuído por todos… É um dos mais fabulosos produtos da última década congregando múltiplas tendências e assuntos abordados ao longo de toda a disciplina. De facto quase se poderia estruturar DPQ em torno do Nespresso como Case Study… E quem diria que tem apenas uma década de vida? Inventado em 1975 por Eric Favre “aprés, il faudrait le vendre”… A primeira patente de fazer cafés com uma cápsula data de 1996, as primeiras máquinas chegaram ao mercado em 2000… E hoje são mais de 70 patentes que protegem o conceito (máquina, cápsula, serviço… Notem aqui o serviço!!…) E com as primeiras patentes a expirar em 2012 e a concorrência a lançar-se neste mercado mais que apetecível que surpresas no reserva a Nestlé para se manter na liderança neste mercado que tem crescido a 30% ao ano durante os últimos 10 anos?… Dificilmente se consegue encontrar exemplo mais dramático de uma inovação disruptiva na indústria de produtos químicos (talvez o pequeno comprimido azul…) Por vezes a admiração faz-nos ficar sem palavras… Não era um post mas um livro com toda a sua história que a cápsula merecia…
Fica a invenção do processo Nespresso contado pelo seu próprio inventor: Eric Favre, que saltou da banheira a gritar “zut (plutot merde)”… Um indíviduo e uma história a descobrir…