The sexiest industry in Europe

Dizem que pelos sapatos se pode avaliar o tipo de pessoa… E de país? Tenho usado a indústria do calçado em Portugal nas minhas aulas como exemplo de como se pode ter sucesso num mundo globalizado e por isso tenho seguido com atenção a sua evolução. O panorama é surpreendente e um exemplo para muitas outras áreas de atividade de como podemos ter sucesso subindo na escala de valor em lugar de tentarmos competir pelo baixo custo. Alguns números: O sapato português é o segundo mais caro do mundo com um preço médio de €26/par tendo crescido quase 5€ entre 2010 e 2011. Só superado pela Itália e à frente da França (paradigma internacional do luxo). Mas (ao contrário do que acham alguns “iluminados” que conhecem a economia apenas dos livros)  isto não afeta as exportações. Antes pelo contrário. Portugal é o 11º maior exportador mundial de calçado exportando 95% (!) do que produz para mais de 130 países. Isto num valor de cerca de 1.6 mil milhões de euros tendo crescido 16%  em 2011… E o valor das nossas exportações de sapatos vale o triplo daquilo que importamos… Sim, da China e de muitos outros países do extremo oriente… Dessa China que hoje já deslocaliza a produção de calçado para a Etiópia (Pois… Há sempre quem produza mais barato…)

E como chegamos aqui?!  Como foi possível obter este sucesso competitivo numa área tão difícil? Liderança, investimento, inovação, qualidade, subida na cadeia de valor, recursos a designers (estrangeiros quando foi necessário), criação de marcas próprias… Todo um “case study” que merecia a atenção dos nossos gestores, políticos e jornalistas… Voltarei ao assunto…

Vejam como a industria se promove (The sexiest industry in Europe… 😀 )!!!

Portuguese Shoes from Tiago Ribeiro // BOLD CS on Vimeo.

 

(Os Srs. Gaspar e Coelho não querem tirar os olhos da menina e olhar para os sapatos para perceber que “Yes, we can!”? E sem ser pelo empobrecimento coletivo…)

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