Cerimónia de Abertura do Ano Académico na UA

O percurso histórico da Universidade de Aveiro é destacado pelas Cerimónias de Abertura do Ano Académico que, a cada ano letivo, marcam o início da vida universitária.

Hoje, 22 de outubro de 2014, Dia da Cerimónia de Abertura do Ano Letivo, o Reitor da Universidade de Aveiro, à semelhança dos anos letivos anteriores, convida toda a comunidade académica, alunos e funcionários, e assinala este acontecimento com um discurso de boas-vindas. A Cerimónia de Abertura do Ano Letivo é complementada com a presença e intervenção de individualidades várias. Tem também um programa culturalmente diversificado.

No “Aconteceu na UA” relembramos este evento que ocorre anualmente e que marca de forma indelével a vivência  da nossa comunidade académica. Nesta rubrica mensal destacamos um trecho do discurso do Ex-Reitor Professor Júlio Pedrosa na sessão de abertura do ano letivo de 2000/2001. Exibem-se também fotografias que representam o mesmo momento em vários anos. Todos os elementos são provenientes do Arquivo da UA.

«A Universidade abre hoje as portas para iniciar um novo ano escolar e, como é hábito, assinala a importância deste dia com esta cerimónia simples mas de grande significado.

(…) A UA vai ser frequentada em 1999/2000 por cerca de 8700 alunos de graduação e 600 de pós-graduação. Servem-na hoje 410 funcionários não docentes 615 docentes, dos quais 330 (54%) são doutorados.

Durante os últimos quatro anos trabalhou-se na preparação de um plano estratégico para a Universidade que, partindo das novas orientações do governo para o Ensino Superior na região, garanta a afirmação de um projecto inovador de qualidade e pensado para o futuro. (…)

Podemos dizer, pois, em boa verdade que estamos no início de uma nova era para a Universidade.

Consolidado um programa de formação universitária aqui, no Campus de Aveiro, que mostrou já as suas virtudes. Reconhecido o mérito e o potencial científico da escola; lançadas as bases e estruturas próprias para a cooperação com a sociedade, procura-se um salto qualitativo na formação pós-graduada. A internacionalização de todas as actividades da Universidade está em marcha e o nível de cooperação com parceiros estrangeiros cresce regularmente.

Podemos dizer que estão feitas as escolhas fundamentais para termos período em que nos concentremos em metas e objectivos precisos, dentro de orientações poíticas e de estratégias que os órgãos próprios da Universidade de Aveiro aprovaram.

(…) O Sr. Professor Adriano Moreira aceitou o nosso convite para proferir a lição de abertura do ano escolar e dedica-la ao tema crucial para o nosso destino que é a Educação.

A sua lúcida, continuada e sábia reflexão sobre os problemas nacionais proporcionarão, decerto, mais uma vez, luz sobre os caminhos que trilhamos. (…) Os estudantes agraciados mostram que é possível ter metas exigentes e realizá-las. Parabéns pelos resultados conseguidos e por receberem esta consagração dos vossos méritos.

Iniciamos um novo ano escolar e desejo, naturalmente, que todos quantos aqui estudam e trabalham (alunos, docentes e funcionários não docentes) tenham as maiores venturas.

(…) Agradeço a todos a presença nesta cerimónia, mas compreenderão que expresse uma especial gratidão aos amigos e às entidades que nas recuadas décadas de 60 e 70 acreditaram que em Aveiro se devia e podia construir um projecto universitário novo. (…)»

In, Folha Informativa –  Abertura do ano académico 99/2000.  Aveiro. Serviços de Relações Externas, Universidade de Aveiro, 1999,  p . 3 a 5.

Discurso do Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Renato Araújo e Entrega um prémio escolar a um aluno da Universidade pelo  Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Renato Araújo - Setembro 1988

Discurso do Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Renato Araújo e Entrega um prémio escolar a um aluno da Universidade pelo Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Renato Araújo – Setembro de 1988

Discurso do Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus, na sessão de Abertura do Ano Académico, em 7 de Outubro de 1996 e Professor Manuel Assunção entrega um prémio escolar a um aluno da Universidade, durante a Sessão de Abertura do Ano Académico, em 6 de Outubro de 1997

Discurso do Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Doutor Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus, na sessão de Abertura do Ano Académico, em 7 de Outubro de 1996 e Professor Manuel Assunção entrega um prémio escolar a um aluno da Universidade, durante a Sessão de Abertura do Ano Académico – Outubro de 1997

Discurso do Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus e Lição de Abertura do Prof. Adriano Moreira - Outubro 1999

Discurso do Reitor da Universidade de Aveiro, Prof. Júlio Domingos Pedrosa da Luz de Jesus e Lição de Abertura do Prof. Adriano Moreira – Outubro de 1999

Concerto no Auditório da Reitoria - Outubro de 2002; Entrega do Prémio do Município pelo Presidente da Câmara Dr. Alberto Souto - Outubro de 2003; Primeira fila da plateia, estão o Primeiro Reitor da UA, Prof. Vítor Gil e os Ex-Reitores, Profs. Renato Araújo e Isabel Alarcão - Outubro 2004.

Concerto no Auditório da Reitoria – Outubro de 2002; Entrega do Prémio do Município pelo Presidente da Câmara Dr. Alberto Souto – Outubro de 2003; Primeira fila da plateia, estão o Primeiro Reitor da UA, Prof. Vítor Gil e os Ex-Reitores, Profs. Renato Araújo e Isabel Alarcão – Outubro de 2004

Discurso da Reitora da Universidade de Aveiro, Prof. Maria Helena Vaz de Carvalho Nazaré e Entrega uma bolsa de estudo a um aluno da Universidade pelo Prof. António Ferrer Correia - Setembro 2005

Discurso da Reitora da Universidade de Aveiro, Prof. Maria Helena Vaz de Carvalho Nazaré e Entrega uma bolsa de estudo a um aluno da Universidade pelo Prof. António Ferrer Correia – Setembro de 2005

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.