Aveiro em Festa…

Pretendendo tornar possível a reconstituição da história institucional, o Arquivo da UA disponibiliza fontes essenciais para o (re)conhecimento dos primeiros anos da Academia Aveirense em mais uma publicação da rubrica Aconteceu na UA.

VSG

Victor Manuel Simões Gil – Fundo Universidade de Aveiro

Nascido a 13 de Março de 1939 na Figueira da Foz, Victor Manuel Simões Gil, viria a fazer parte da Comissão Instaladora, como presidente, e 1º Reitor da Universidade de Aveiro, 1973-1977.

” A cidade vai receber, hoje, condignamente o ministro da Educação Nacional, Prof. Veiga Simão, que aqui se desloca para conferir posse ao reitor e à Comissão Instaladora da Universidade de Aveiro.”

…”o povo da cidade … não deixará de estar presente a fim de testemunhar…..e de participar num dos maiores actos públicos da história de Aveiro.”

Recortes de Imprensa da época

Recortes de Imprensa da época – Fundo Universidade de Aveiro

O Reitor da Universidade, Dr. Vitor Gil, usou da palavra, afirmando a dada altura, da necessidade de ” construir uma Universidade. E  não  apenas uma Nova Universidade mas na medida do possível, uma Universidade Nova. Para tal afirmou “(…) ter bem presente que se impõem uma Universidade dos tempos de hoje,(…) uma educação(…) humanista que leve à autodeterminação pessoal em vez de conduzir à “domesticação” do indivíduo”.

“Os meus parabéns à cidade e ao distrito de Aveiro(…).”

Palavras do Reitor, Victor Manuel Simões Gil, no discurso da tomada de posse ao mais alto cargo da Instituição.

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.