José Joaquim de Almeida Grácio: Professor Fundador do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro

Natural da vila do Tramagal, concelho de Abrantes, José Grácio, nasceu a 13 de Julho de 1959.

Gracio, Jose

Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Tecnológica de Moscovo (1984), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Coimbra (1992), ingressou na Universidade de Aveiro em 1993 para fundar a Secção Autónoma de Engenharia Mecânica, hoje Departamento de Engenharia Mecânica.

Docente da UA, José Grácio era igualmente professor convidado na Universidade de Estrasburgo, França e consultor científico do Centro Público de Investigação Henri Tudor, no Luxemburgo.

No passado dia 13 de Outubro, a UA prestou homenagem e despediu-se de um académico várias vezes distinguido e que levou a Academia além- fronteiras.

O “seu” Departamento, através do Professor Catedrático, Antonio Carlos Mendes de Sousa e de acordo com a esposa, Maria Paula Polónia Gonçalves, também ela docente da UA, considerou que o arquivo pessoal do Professor Grácio estaria valorizado se tratado pelos SBIDM – área de arquivo. Desta forma o arquivo recebeu e pretende tratar  e divulgar, da melhor forma, o espólio José Grácio.

Ligação à Resenha Biográfica do Professor José Joaquim de Almeida Grácio, in:

NANOCIENCEWORKS – José Grácio [Em linha]. [Consult. 13 de Fev. 2015]. Disponível em> URL:http://www.nanoscienceworks.org/people/gracio-jose

Prof José Grácio e Reitor Júlio Pedrosa na Inauguração do Departamento de Engenharia Mecânica, durante o XXIII Aniversário da UA_1996 – Fundo Universidade de Aveiro

Prof José Grácio na assinatura acordo colaboração científica entre Centro de Tecnologia Mecânica e Automação (TEMA) e empresa coreana LG_2000 – Fundo Universidade de Aveiro

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.