José Mariano Rebelo Pires Gago (1948-2015): o impulsionador da modernização e internacionalização da investigação científica

Presidente da JNICT (predecessora da atual FCT) e Ministro da Ciência, da Tecnologia e do Ensino Superior, José Mariano Gago nasceu a 16 de maio de 1948, em Lisboa, licenciou-se em Engenharia Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa, em 1971 e adquiriu o seu título de PHD (Doctor of Philosophy) doutorando-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Paris, em 1976.

Hoje, 20 de abril de 2015, o Reitor da Universidade de Aveiro apelou à comunidade académica juntar-se à homenagem das Universidades portuguesas e de instituições de investigação ao Professor Doutor José Mariano Gago, ao meio-dia.

O seu recente desaparecimento da comunidade científica, a 17 de abril de 2015 em Lisboa), não pode deixar de ser assinalado pelo “Aconteceu na UA”. Do seu excecional percurso, apresenta-se uma resenha biográfica e registos fotográficos das visitas que realizou à Universidade de Aveiro.

Ligação à Resenha Biográfica do Professor José Mariano Gago, in:

Aquivo de Ciência e Tecnologia – José Mariano Gago [Em linha]. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015, atual. 2015. [Consult. 20 abril 2015]. Disponível em WWW: <URL: http://act.fct.pt/historia-da-ciencia/protagonistas/jose-mariano-gago-1948/>.

Visita do Ministro da Ciência e Tecnologia Prof. Mariano Gago, à Escola de Ensino Básico de Santiago, no âmbito do projeto Ciência Viva - 30 de Maio de 1997 - Fundo: Universidade de Aveiro

Visita do Ministro da Ciência e Tecnologia Prof. Mariano Gago, à Escola de Ensino Básico de Santiago, no âmbito do projeto Ciência Viva – 30 de Maio de 1997 – Fundo: Universidade de Aveiro

Visita do Ministro da Ciência e Tecnologia Prof. Mariano Gago à Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto Ciência Viva - 19 de Julho de 2000 - Fundo: Universidade de Aveiro

Visita do Ministro da Ciência e Tecnologia Prof. Mariano Gago à Universidade de Aveiro, no âmbito do projeto Ciência Viva – 19 de Julho de 2000 – Fundo: Universidade de Aveiro

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.