Aconteceu na UA – Agosto 2015

Maria de Jesus Simões Barroso Soares (1925-2015): a “Eterna de Primeira-dama”

Atriz, ativista social e política e professora portuguesa, Maria de Jesus Simões Barroso Soares, nasceu na Fuseta a 2 de maio de 1925. Frequentou o curso Arte Dramática, na Escola de Teatro do Conservatório Nacional (1943) e licenciou-se em Ciências Histórico-Filosóficas, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1951), cidade onde vivia.

Foi deputada na Assembleia da República nos mandatos iniciados em 1976, 1979, 1980 e 1983. Foi primeira-dama de Portugal, de 1986 a 1996, quando Mário Soares foi eleito Presidente da República.

O seu excecional percurso, do qual se apresenta uma breve biografia, foi pautado pela defesa dos direitos humanos, da educação, da cultura e da arte. Foi reconhecida com o título de Doutor Honoris Causa, numa cerimónia realizada em 16 de dezembro de 1996, integrada nas comemorações do 23º aniversário da Universidade de Aveiro, e presenteou a Universidade com sua presença em momentos marcantes, dos quais se apresentam as principais fotografias.

Doutoramento Honoris Causa da Dra. Maria de Jesus Simões Barroso Soares, em 16 de Dezembro de 1996 – Fundo UA

Dra. Maria Barroso nas visitas à UA dos Presidentes da República Dr. Mário Soares no 20º Aniversário Universidade, em 1994 e Dr. Jorge Sampaio no âmbito da conferência "Cidadania enquanto Participação Cívica" em 2000

Dra. Maria Barroso nas visitas à UA dos Presidentes da República Dr. Mário Soares no 20º Aniversário Universidade, em 1994 e Dr. Jorge Sampaio no âmbito da conferência “Cidadania enquanto Participação Cívica” em 2000 – Fundo UA

Esta entrada foi publicada em Repositório com as tags . ligação permanente.