Aconteceu na UA – Janeiro 2017

Mário Soares (1924-2017): fundador da democracia portuguesa

Neste mês divulgamos as imagens de Mário Soares, uma das figuras mais importantes da política portuguesa do pós-25 de Abril, que no decorrer dos seus mandatos como membro do Governo e em algumas das suas “presidências abertas” visitou a nossa academia.

Durante o seu excecional percurso, do qual também se apresenta uma breve biografia, Mário Soares foi advogado, docente, co-fundador do Partido Socialista, parlamentar e estadista, ministro, Primeiro-Ministro e Presidente da República.

Foi como representante do Governo e como Chefe de Estado que Mário Soares esteve na UA, muitas vezes acompanhado da esposa, Dr.ª Maria Barroso, que veio a integrar o distinto conjunto de Doutores Honoris Causa desta Universidade, em 1996.

Galeria Fotográfica

Fotografia 1 - Visita do Primeiro-Ministro Mário Soares à UA, 1984
(Fundo Fotográfico Arquivo da UA)
« de 26 »

Em 1984, enquanto Primeiro-ministro, efetuou uma visita, não só ao Campus (fotografia 1), bem como ao recente criado Centro Integrado de Formação de Professores (CIFOP), uma unidade pioneira em Portugal na Formação de Professores do Ensino Secundário. Foi acompanhado pelo Reitor, Prof. Ernesto Rodrigues e pelo impulsionador da criação do CIFOP, o Vice-reitor João Evangelista Loureiro (fotografia 2).

Foi também como Presidente da República, quando em 1994 esteve na UA e presidiu à sessão de Homenagem dos 20 anos de Ensino da Universidade de Aveiro e ao seu Reitor cessante, Professor Renato Araújo (fotografia 26).

Esta fotografia destaca o momento do seu discurso, nesta sessão, ladeado pelo Reitor cessante (à esquerda na imagem) e pelo Reitor, Prof. Júlio Pedrosa (à direita). Estão também presentes nesta mesa, à esquerda da imagem, o Prof. Manuel Ferreira Patrício e o Presidente da Associação Académica. No lado direito da fotografia encontram-se o Governador Civil de Aveiro, Dr. Gilberto Madail, e o Reitor da Universidade do Minho, Sérgio Machado dos Santos.

No 20º aniversário da UA, acompanhado pelo reitor, Prof. Júlio Pedrosa, inaugurou o Anfiteatro do Departamento de Educação que tomou o nome do pedagogo e antigo Vice-reitor da UA, Prof. João Evangelista Loureiro (fotografias 12 e 13) e teve oportunidade de conhecer alguns dos docentes deste Departamento. (fotografias 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 14, 15, 16, 17, 18 e 21).

Também passeou pelo Campus, para visitar outros edifícios, ao lado de Veiga Simão, o antigo Ministro da Educação que em dezembro de 1973 criou a Universidade de Aveiro (fotografia 3).

E conheceu o Plano de Expansão do Campus da UA (fotografias 19 e 20), que lhe foi detalhadamente mostrado pelo seu autor, o Arquiteto Nuno Portas (fotografia 18).

Em todas as suas visitas, Mário Soares procurou também encontrar-se com os estudantes, como testemunham as imagens (fotografias 22, 23, 24 e 25).

Breve Biografia:

 

 

Esta entrada foi publicada em Arquivo, Universidade de Aveiro com as tags . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.