Encontro Nacional Arquivos e Espólios de Estabelecimentos de Ensino Em Portugal

Este encontro, realizado no âmbito do projeto Contributos para uma história da Escola Normal do Porto e que teve lugar na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, incidiu as suas comunicações na documentação das antigas escolas do Magistério Primário de Portalegre, Coimbra, Braga e Porto que, por via da intervenção e consulta de investigadores foi  alvo de tratamento.

O encontro serviu essencialmente para consolidar conhecimentos no que diz respeito aos aspetos a ter em conta na análise e organização dos documentos, reforçando o conceito da necessidade de olhar para o contexto dos objetos, que deve ser mantido e valorizando, não perdendo a origem da sua produção.

Ao arquivista é solicitado que mantenha espírito crítico.

A título de conclusões, ficou a ideia que

Ninguém, pessoa ou organização, se dava ao trabalho de produzir documentos e constituir arquivos a não ser que deles tivesse absoluta necessidade para o desempenho da sua atividade.

Palavras proferidas no encontro por, Drº Silvestre Lacerda-Diretor Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Os documentos ocupam espaço e dão trabalho a produzir e manter, daí que se produzam apenas por serem indispensáveis ao bom funcionamento da instituição.

Esta entrada foi publicada em Arquivo com as tags . ligação permanente.