Escola do Magistério Primário

Antiga Escola do Magistério Primário-hoje Biblioteca Municipal

Após a extinção da Escola do Magistério Primário-MGP- de Aveiro, em 1989, o antigo CIFOP/UA, Centro Integrado de Formação de Professores, foi o fiel depositário do seu acervo documental – a documentação de arquivo manteve-se no CIFOP e o acervo pertencente à biblioteca daquela Escola foi integrado na Mediateca.

Deste acervo, por uma questão de necessidade de resposta por parte dos Serviços Académicos da UA aos antigos alunos do MGP, apenas foram integrados no arquivo da UA os livros de frequência e conclusão dos cursos ministrados na antiga escola e alguns diplomas.

Passados todos estes anos, e criadas as condições no Arquivo Geral, para integração desta documentação, no passado dia 3 de Abril deu-se início aos trabalhos de transferência do restante acervo do antigo MGP que se encontrava atualmente à guarda do Departamento de Educação e Psicologia.

Assim, a documentação foi colocada no arquivo da Zona Técnica Central/UA, ficando em fase de inventariação e tratamento técnico. Com este trabalho  pretende-se que a documentação/informação esteja devidamente identificada e colocada acessível aos utilizadores internos e externos.

Neste momento existe já um trabalho de investigação em curso, sobre este acervo arquivístico, devidamente acompanhado pelas arquivistas da UA.

Esta entrada foi publicada em Arquivo, Universidade de Aveiro com as tags . ligação permanente.