Aconteceu na UA – Maio de 2017

Prof. Doutor João Evangelista Loureiro, acompanhado do então 1º Ministro Drº Mário Soares, durante a sua visita à UA- CIFOP – Fundo Universidade de Aveiro

Inesperadamente, a 8 de Março de 1986, o Professor Doutor João Evangelista Loureiro, na altura Vice Reitor, falecia numa festa desta Academia.

Foi no próprio dia do funeral (…) que a Direcção da Revista da Universidade – Série Ciências da Educação decidiu consagrar um número à memória do seu falecido Director. Trata-se de “uma decisão justa e acertada” que hoje (…) se concretiza.

Revista da Universidade de Aveiro. Série Ciências da Educação (nº especial em homenagem ao prof. João Loureiro) – Vol. 7, nº 1/2 (1986), p.3 – Disponível para consulta na Mediateca – SBIDM/UA

Despacho nº 11-R/86

Nota Serviço nº 1-R/86

 

 

 

 

 

Passados 10 anos da sua morte, a Universidade, através do Departamento de Ciências de Educação,  decidiu assinalar o 10º Aniversário da sua morte com uma sessão de homenagem no dia 29 de Maio de 1986.

O arquivo da UA, 31 anos passados, recua no tempo para lembrar um homem que fez história dentro e fora da UA.

Proposta de homenagem para assinalar o 10º aniversário do falecimento do Prof. Evangelista Loureiro. 31-01-96

Convite para Sessão homenagem ao Prof. Evangelista Loureiro a 29 de Maio 96

Convite para o jantar de homenagem ao Prof. Evangelista Loureiro a 29 Maio 96

 

 

 

 

 

 

 

 

Testemunhos de apreço pela sua personalidade

 

 

 

Esta entrada foi publicada em Arquivo, Universidade de Aveiro com as tags . ligação permanente.

8 respostas a Aconteceu na UA – Maio de 2017

  1. Foi meu professor, no meu ano de caloira, e morreu no ano em que eu comecei a dar aulas no então Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Aveiro. Deixou-me uma impressão duradoura e positiva.

    • Dora Susana diz:

      Boa Tarde Professora Cristina Sá,
      Um dos testemunhos de apreço pela sua personalidade, que publicámos, é precisamente o que a professora fez em sua memória e que demonstra bem o carácter humanista do Professor.
      Não tive o prazer de conhecer o Professor Evangelista Loureiro, mas pelos testemunhos de homenagem que lhe foram feitos, na revista universidade de Aveiro-série ciências de educação, percebi que foi um professor e ser humano notável, inteligente e simples muito apreciado por toda a comunidade.

      Obrigada pelo seu comentário

  2. Um amigo e um colega que recordo com muita saudade.

  3. Um colega e um amigo que recordo com muita saudade.

  4. Isabel Alarcão diz:

    A formação de professores recebeu do Loureiro um grande impulso. O país, nos seus professores e investigadores, está-lhe grato e reconhece o contributo.

  5. Isabel Alarcão diz:

    A formação de professores recebeu do Professor Loureiro um grande impulso. O país, nos seus professores e investigadores, está-lhe grato e reconhece o seu contributo.

    • Dora Susana diz:

      Boa Tarde, Professora Isabel Alarcão.
      Não tive o prazer de conhecer o Professor Evangelista Loureiro, mas pelos testemunhos de homenagem que lhe foram feitos, constatei que foi um professor e ser humano notável, inteligente e simples muito apreciado por toda a comunidade.

      Obrigada pelo seu comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *