Astronauta Daniel Tani vem à UA para partilhar experiência espacial

É astronauta da NASA e esteve 4 meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI). Chama-se Daniel Tani e vai estar na Universidade de Aveiro (UA) para explicar, afinal, como é ir ao espaço e por lá trabalhar, viver, dormir, comer e tudo o mais o que o comum dos mortais faz com os pés assentes na Terra. A palestra intitulada, precisamente, “Living in space” está inserida na Academia de Verão da UA e terá lugar nos dias 7 e 9 de julho, a partir, respetivamente, das 16h00 e das 15h30, no Auditório da Reitoria.

Com o apoio do projeto American Corner da UA e da Embaixada dos EUA, a palestra de Daniel Tani proporcionará aos participantes compreender as diferentes etapas de uma ida ao espaço, as caminhadas espaciais, o dia-a-dia no laboratório em órbita, entre outras experiências em voos espaciais vividas por um astronauta.

Daniel Tani teve uma carreira distinta como astronauta da NASA. Com um Mestrado em Engenharia Mecânica tirado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) foi selecionado como astronauta da NASA em 1996 e nos 16 anos seguintes assumiu diversas funções técnicas e foi ganhando uma vasta experiência em voos espaciais.

Passou 4 meses a bordo da Estação Espacial Internacional (EEI) e vem à UA partilhar as suas histórias, fotografias e vídeos dessa sua experiência com a palestra “Living in Space”. Durante o seu discurso irá compartilhar as suas experiências, perspetivas pessoais e observações, e as deslumbrantes imagens que captou do nosso planeta. Os participantes vão ter a oportunidade de compreender as etapas de uma ida ao espaço, desde o lançamento no Space Shuttle, a adaptação à gravidade zero, como fazer caminhadas espaciais e operações robotizadas para construir e reparar a estação espacial internacional e como se vive o dia-a-dia no laboratório em órbita.

Em 2001 subiu ao espaço na missão STS-108 realizada pelo Vaivém Espacial Endeavour, para acoplagem na Estação Espacial Internacional. Esta missão teve como objetivo levar a quarta tripulação residente para a estação trazendo de volta à terra os astronautas da 3ª expedição, que completavam 4 meses de serviço em órbita e a instalação de um módulo de logística multiusos – o Raffaello Multi Purpose Logistics Module, construído pela Agência Espacial Italiana, que transferiu mais de três toneladas de suprimentos e equipamentos científicos.

Nesta missão Tani registou mais de 11 dias no espaço, incluindo mais de 4 horas de caminhadas espaciais no exterior da estação, para apoiar a manutenção dos painéis solares e do sistema de energia elétrica da EEI.

Curiosamente nesta missão foram transportadas no laboratório italiano Raffaello um conjunto de experiências científicas preparadas por alunos de escolas portuguesas que faziam parte de um programa mundial que em Portugal tomou o nome de Pulsar – Portuguese Unified Learning trough Space and Research. Os alunos apanharam sementes e plantas no campo –  Hipericão, medronho, coentros e feijão-frade – que viajaram a bordo do vaivém espacial dentro de tubinhos de ensaio para serem testadas em ambiente de microgravidade (quase ausência de gravidade).

Em 2007 foi novamente para o espaço com a tripulação da Space Shuttle Discovery, na missão STS-120, como engenheiro de voo da Expedition16 (a Expedição 16 foi a décima-sexta expedição humana de longa permanência na Estação Espacial Internacional), cujo principal objectivo foi dar continuidade à construção da Estação Espacial Internacional com a acoplação do novo Módulo 2, o Harmony, dos Estados Unidos. Daniel Tani passou a ser o novo engenheiro de voo a bordo da estação espacial, vivendo e trabalhando 120 dias a bordo da estação, onde realizou inúmeras operações robotizadas para apoiar a instalação e verificação do novo módulo, no lado americano do complexo orbital, regressando à terra a bordo da STS-122. Durante este período, Tani trabalhou no vácuo do espaço registando um total de 34 horas e 59 minutos em cinco passeios espaciais para a reconfiguração do módulo Harmony.

Mais informações: https://www.jsc.nasa.gov/Bios/htmlbios/tani.html

Agenda

A palestra “Living in Space” com Daniel Tani vai ter duas sessões sendo que a primeira sessão, no dia 7 de julho, além dos participantes da Academia de Verão 2017 que já estão automaticamente inscritos, vai ter lugares disponíveis (mas limitados) para todos aqueles que também pretendam assistir.

Sessão 1

› Datas: 7 de julho › Hora: 16h00 às 17h00 › Local: Auditório da Reitoria

› Público alvo: todos os interessados

› Inscrições: entrada gratuita com inscrição prévia no formulário disponível em http://aveiro.libcal.com/event/3270868.

Nota: os participantes na Academia de Verão 2017 estão automaticamente inscritos.

Para mais informação enviar um email para soliveira@ua.pt.

Sessão2

› Datas: 09 de julho › Hora: 15h30 › Local: Auditório da Reitoria

› Público alvo: participantes na Academia de Verão 2017

› Inscrições: os participantes na Academia de Verão 2017 estão automaticamente inscritos