Bolsas Fulbright-Schuman

O American Corner da Universidade de Aveiro vem informar que decorre até ao dia 1 de dezembro de 2017 o período de candidaturas a bolsas Fulbright-Schuman Program (cerca de 35 bolsas) para o ano letivo 2018-2019, destinadas a financiar projetos de investigação nas áreas das relações bilaterais UE-EUA, das políticas da União Europeia ou das instituições europeias por um período de 3 a 9 meses. Este concurso está aberto a todos os cidadãos dos 28 Estados-Membros da EU e destina-se a professores, investigadores, estudantes e profissionais em educação internacional.

O Programa Fulbright Schuman é administrado pela Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os EUA e a Bélgica e é financiado pela Direção-Geral da Educação e da Cultura da Comissão Europeia e o Departamento de Estado dos EUA.

Objetivo
O programa procura financiar cursos e pós-graduações, pesquisa e propostas de docência universitária no campo das relações EUA-UE e dos assuntos Europeus de interesse para os cidadãos americanos e europeus, fomentando assim as relações de cooperação entre ambos através da educação.

Destinatários
As bolsas estão disponíveis para candidatos de qualquer um dos Estados-Membros que pretenda estudar, realizar pesquisa ou ensinar no campo das relações EUA-UE e das políticas ou instituições europeias.
Antes de submeterem a sua candidatura os candidatos devem garantir a sua colocação numa universidade acreditada, instituição de formação profissional ou centro de pesquisa independente nos Estados Unidos.

Elegibilidade
Os candidatos devem respeitar os seguintes critérios de elegibilidade:
– Proficiência em inglês;
– Mínimo de três meses de experiência em dois ou mais Estados-Membros;
– Será dada preferência a candidatos com dois anos de experiência profissional relevante ou experiência académica para além do grau de Mestre;
– Profissionais da EU e profissionais em formação (decisores políticos, responsáveis políticos, invíduos da indústria, os media, políticos, académicos e administração pública) são encorajados a candidatar-se.

Duração
As bolsas têm, normalmente, um período de duração de um ano académico (candidaturas para pesquisa pré-doutoramento com um mínimo de seis meses também serão consideradas);
As bolsas de pesquisa e ensino são para um mínimo de três meses e máximo de um ano (preferência é dada a projetos com quatro meses de duração).

Financiamento
– Detentores de doutoramento ou profissionais experientes – bolsa mensal de 3 000 EUR;
– Estudantes de Doutoramento – bolsa mensal de 2 000 EUR;- Subsídio de 2 000 EUR para despesas de deslocação e instalação;
– Emissão dos documentos necessários ao visto J-1;
– Seguro de saúde e acidentes pessoais.

Processo de candidatura
Para estas bolsas são consideradas as candidaturas de cidadãos dos 28 Estados-Membros da União Europeia. O período de aceitação de candidaturas encontra-se neste momento aberto e decorre até dia 1 de dezembro, às 12 horas de Bruxelas.

Informação completa e candidatura através da Comissão Fulbright na

 

Bélgica: http://www.fulbrightschuman.eu/grants-eu-citizens/

Sítio oficial da Fulbright Portugal – http://www.fulbright.pt/articles/fulbright-schuman-program-for-eu-citizens/2018-2019-fulbright-schuman-application-cycle

Links de interesse:
http://www.fulbrightschuman.eu/
http://www.fulbright.pt/
https://educationusa.state.gov