Inscreva-se no Fórum Gestão de Dados de Investigação

3º Fórum GDI decorre no dia 6 de novembro de 2017, na Universidade do Minho e pretende congregar e dinamizar a comunidade de profissionais e investigadores envolvidos em atividades de suporte à gestão de dados de investigação com o intuito de desenvolver competências técnicas e capitalizar saberes e práticas.

Inscrições até 31 de outubro

É um espaço de capacitação e debate para partilha de ideias, iniciativas emergentes, projetos e boas práticas de suporte à gestão de dados de investigação que procura juntar gestores de repositórios digitais e data centers, técnicos de informação, bibliotecas, arquivos e curadoria de dados, especialistas de informática, investigadores, cientistas de dados e gestores de ciência de instituições de investigação e organismos de financiamento de ciência.

Este 3º Fórum GDI segue o modelo das duas edições anteriores, com um programa das 09h30 às 17h00 que prevê a presença de especialistas numa sessão temática, apresentações de projectos, iniciativas emergentes e boas-práticas na sessão dedicada a flash talks e ainda o espaço para realização de workshops. É organizado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, FCT-FCCN – Fundação para a Ciência e Tecnologia através da sua unidade FCCN e Universidade do Minho, promovido no âmbito da Política Nacional de Ciência Aberta e das atividades do RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Consulte o programa

Lista de workshops – 14h00-15h45:

  1. Proteção de dados e privacidade: questões legais na gestão de dados de investigação.
  2. Café com dados… o essencial da Gestão de Dados de Investigação e dos serviços institucionais.
  3. Ferramentas para a Gestão de Dados no ciclo de vida da investigação: planeamento, documentação e partilha.
  4. Reunião e debate sobre as Infraestruturas do roteiro: questões sobre integração e alinhamento nacional e europeu das infraestruturas de investigação.