Coleções na Biblioteca da UA: Frederico de Freitas

O espólio do compositor Frederico de Freitas foi doado à Universidade de Aveiro pela filha do compositor, Dra Elvira de Freitas e representa uma grande oportunidade para o desenvolvimento e investigação da Universidade de Aveiro (UA) na área da música, tanto para os seus docentes e investigadores como para investigadores e especialistas externos à comunidade académica.

A importância deste património levou a Fundação Calouste Gulbenkian a conceder um financiamento à UA. O projeto inclui a organização, tratamento, cuidados de preservação e disponibilização deste espólio ao público.

  • Este espólio conta com inúmeras partituras, tanto do compositor Frederico de Freitas como de outros compositores. Algumas editadas, outras não editadas e inéditas, bem como as partituras da compositora portuguesa Berta Alves de Sousa, que se pensava estarem desaparecidas;
  • Correspondência pessoal e profissional (cartas, postais de correio e postais ilustrados);
  • Transcrições de campo de música popular portuguesa;
  • Recortes de imprensa nacional e estrangeira;
  • Fotografias;
  • Revistas nacionais e estrangeiras (com artigos sobre o compositor e a sua música, artigos escritos pelo compositor e, de salientar, alguns artigos escritos pela própria esposa do compositor, Consuelo Varona;
  • Programas de concertos;
  • Notas pessoais e textos manuscritos (como planos de organização de concertos ou rascunhos de correspondência profissional).

À semelhança de seu pai Frederico de Freitas, Dra Elvira construiu uma carreira na área da composição e com o seu falecimento, em 2016, os herdeiros doaram à Universidade de Aveiro o seu espólio.

Entre os vários documentos pessoais do compositor, destaca-se um conjunto de correspondência, num total de cerca de 3000 peças. Este conjunto documental encontra-se já tratado, podendo ser consultado na Biblioteca da UA.
O catálogo da correspondência recebida por Frederico de Freitas, e que faz parte do espólio está disponível em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/frederico_freitas.

Os pedidos de consulta de documentos do espólio Frederico de Freitas devem ser enviados para o email pisilva@ua.pt.