Ações de formação das bibliotecas da UA em colaboração com docentes – inscrições abertas

O Serviço de Formação de Utilizadores das Bibliotecas da UA dá início a mais um período formativo destinado à comunidade académica da UA. As ações de formação têm como objetivo dotar os participantes de competências ao nível da pesquisa, descoberta, avaliação e utilização da informação científica.

Para o 2º semestre do ano letivo 2017/2018 estão disponíveis as seguintes sessões, a realizar apenas por solicitação dos docentes:

Pelos trilhos da informação [inscrição]
Para grupos de alunos de formação inicial.
[plano de formação]

Seleção de fontes de informação científica [inscrição]

Gerir referências bibliográficas: Mendeley [inscrição]

Pesquisa de informação estatística [inscrição]
[plano de formação]

No sentido de consolidar o modelo do serviço de formação de utilizadores das Bibliotecas da UA, que tem como eixo essencial o trabalho colaborativo entre bibliotecários e docentes no desenvolvimento de competências na área da literacia de informação, vimos manifestar a importância da presença do docente responsável na sessão de formação em contexto de aula. Este aspeto tem sido determinante para a adequação efetiva dos conteúdos da formação às necessidades dos alunos, refletindo-se numa aquisição de competências mais eficaz.

Solicitamos que os pedidos de formação sejam submetidos até ao dia 28 de fevereiro de 2018, inclusive, através do preenchimento do formulário http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/form. Deve ser preenchido e submetido um pedido para cada tipo de formação. Não serão considerados os pedidos recebidos depois desta data.

A confirmação será enviada por email, seguindo a ordem de receção dos pedidos e o período formativo decorre de 14 de fevereiro a 23 de abril de 2018.

Mais informações poderão ser solicitadas pelo email sbidm-formacao@ua.pt, pelo telefone 234 372 504 ou pela extensão 22303.

Crédito da imagem: https://unsplash.com/photos/VwiLLyETLcQ