Workshops das Biblioteca da UA para o 2º semestre 2017|2018 | Inscrições abertas

Encontram-se abertas as inscrições nos workshops ministrados pelo Serviço de Formação das bibliotecas da UA. Estas sessões estão abertas a toda a comunidade académica da Universidade de Aveiro (alunos, docentes, professores, investigadores e funcionários), são de frequência gratuita, mas de inscrição obrigatória.

O serviço de formação das bibliotecas da UA pretende promover junto da comunidade académica competências de literacia de informação que facilitem os processos de aprendizagem e investigação em contexto académico, através da divulgação das fontes, da respetiva seleção em função das diferentes áreas, da exploração dos conceitos e de uma visão crítica sobre os mesmos. Numa era de abundância de informação, as competências dos indivíduos ligadas à pesquisa, acesso, avaliação e bom uso da informação são cada vez mais determinantes. (Martins, Silva, & Dias, 2015)

Os workshops para este semestre, são:

Fontes de informação europeia na internet [inscrição]

Dada a importância da informação europeia para a comunidade académica da Universidade de Aveiro, a Biblioteca promove o workshop “Fontes de informação europeia na Internet”, a ser dinamizado pelo Dr. Carlos Medeiros, formador do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).
› Data: 3 abril
› Hora: 10h00 – 12h00 | 14h00 – 16h00
› Local: Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de  Aveiro

Não stresses, usa o Mendeley![inscrição]

Todos sabemos que a organização e gestão das citações e referências bibliográficas no âmbito de um trabalho académico ou científico pode ser motivo de stress e desorientação. Onde posso organizar toda a informação bibliográfica recolhida e geri-la de forma eficaz, qual o estilo a usar e que configuração devem ter as citações e as referências? Este workshop dá-te a solução: foca-se na automatização das tarefas ligadas à gestão de referências bibliográficas com recurso ao Mendeley.
› Data: 6 abril

APA 6th: citar e referenciar com o Mendeley [inscrição]

Todos sabemos que a organização e gestão das citações e referências bibliográficas no âmbito de um trabalho académico ou científico pode ser motivo de stress e desorientação. Onde posso organizar toda a informação bibliográfica recolhida e geri-la de forma eficaz, qual o estilo a usar e que configuração devem ter as citações e as referências? Este workshop dá-te a solução: foca-se na automatização das tarefas ligadas à gestão de referências bibliográficas com o estilo APA 6th, com recurso ao Mendeley.
› Data: 9 abril
› Local: Sala de Formação da Biblioteca da UA, Universidade de Aveiro

Biblioteca-te: pesquisa e localiza informação [inscrição]

› Data: 11 abril
› Local: Sala de Formação da Biblioteca da UA, Universidade de Aveiro

Revisão de literatura: estratégias e dicas [inscrição]

O que é uma revisão de literatura? Como efetuar uma revisão de literatura? Quais os passos a seguir? Quando se inicia uma investigação, um dos passos fundamentais é encontrar bibliografia acerca do tópico em estudo. A revisão de literatura é assim, uma parte muito importante do processo de investigação. Envolve localizar, analisar, sintetizar e interpretar a informação científica relacionada com a área de estudo. Neste contexto, é indispensável saber o “estado da arte” ou estado atual dos conhecimentos sobre uma questão científica e é importante dominar todas as ferramentas para proceder a este enquadramento.

Este workshop tem por objetivo partilhar estratégias para elaborar uma revisão de literatura, bem como algumas dicas de apoio. Incluirá ainda, um pequeno exercício prático que consiste numa atividade de grupo.
› Data: 3 maio
› Hora: 16h00 – 18h00
› Local: ISCA, Sala 35B.1.7, Universidade de Aveiro

A pesquisa na base de dados ERIC [inscrição]