Cerâmica contemporânea: faianças do distrito de Aveiro

Está patente na Sala de Leitura da Biblioteca da ESTGA, até 31 de maio, uma exposição com algumas peças em faiança e porcelana contemporânea da coleção do Museu da UA. As peças em exposição foram fabricadas pela Vista Alegre, Outeiro, Aleluia e Faianças São Roque.

As peças em exposição fazem parte da coleção de cerâmica contemporânea doada à Universidade de Aveiro por Francisco Madeira Luís, constituída por cerca de 3000 objetos, na sua grande parte objetos utilitários como louças para alimentos e refeições, peças decorativas, moldes e também alguns objetos de cerâmica de revestimento. As peças são quase exclusivamente fabricadas na segunda metade do século XIX e primeira metade do século XX e foram recolhidas pelo doador na época de 70. São na sua maioria portuguesas, verificando-se também a existência de algumas peças estrangeiras. Destacam-se a faiança fina produzida em Sacavém e algumas peças de porcelana da Vista Alegre. Nesta coleção encontramos peças de algumas fábricas localizadas em cidades com forte tradição no fabrico de cerâmica e olaria, entre elas, Coimbra, Lisboa, Sacavém, Caldas da Rainha e Gaia. Sendo a cerâmica um material com forte tradição de fabrico em Portugal, esta coleção adquire um significativo valor cultural e patrimonial para a Universidade de Aveiro, que tem trabalhado na sua organização, de forma a interpretar e estudar, preservar, e expor objetos representativos da história da cerâmica e olaria em Portugal e torná-los acessíveis ao público em geral, tanto física como virtualmente.

A pequena mostra de peças patente na Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) pode ser visitada até ao dia 31 de maio de 2018, de segunda a sexta, entre as 9 e as 20 horas. Pretende mostrar alguns dos exemplares da coleção de cerâmica contemporânea do Museu da UA, produzidos por fábricas do distrito de Aveiro, nomeadamente a Vista Alegre (Ílhavo), a Fábrica Aleluia (Aveiro), as Faianças S. Roque (Aveiro) e a Fábrica do Outeiro (Águeda).

Mais informação:

Catálogo do museu – http://museu.ua.pt/

Sítio Web – http://www.ua.pt/sbidm/museu

Blogue – http://blogs.ua.pt/galeria