Padre Acúrcio: vida e obra de um jovem bairradino

No âmbito da comemoração do Nascimento do Padre Acúrcio, a Biblioteca da UA realiza uma mostra bibliográfica com algumas das obras mais relevantes da coleção doada pela sua família à Biblioteca, onde fazem parte algumas das obras da sua autoria e a sua biblioteca pessoal.

O Padre Acúrcio Correia da Silva nasceu a 22 de outubro de 1889, em Oliveira do Bairro. Orador por excelência, rezou a sua primeira missa no dia 24 de novembro de 1912, ano da sua ordenação em Coimbra. Padre Acúrcio foi poeta, cronista, escritor de lendas e literatura infantil, ensaiador e colaborador dos jornais da região de Aveiro “O Povo de Anadia“, “Gente Nova“, “Alma Académica“, “O Ideal“, “Ecos do Vouga“, “Soberania do Povo“, “Alma Popular“, “Brado“, “Povo de Águeda“, “Povo da Murtosa“, etc.

A coleção pode ser pesquisada através do catálogo bibliográfico das bibliotecas da UA, no endereço https://opac.ua.pt e tem um particular interesse para o estudo e investigação da cultura e literatura portuguesas na transição do século XIX para o século XX.

Não deixe de nos visitar na Biblioteca da UA e conhecer esta coleção durante os meses de outubro e novembro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 22h00 e aos sábados, das 10h00 às 18h00.

Com estas mostras, as bibliotecas da UA pretendem promover e dar a conhecer junto da comunidade académica e público em geral, as suas coleções especiais bibliográficas. Coleções estas,  que devido às suas características, não se encontram nas estantes das salas de leitura abertas à comunidade.

 

Créditos da imagem: http://www.museusaopedro.org/autores/padreacurcio.htm.