Candidaturas abertas para a Escola Europa 2018

O Centro de Documentação Europeia da Universidade de Aveiro informa que estão abertas as candidaturas para a Escola Europa 2018. Trata-se de uma ação de formação política de alto nível de estudantes universitários ou jovens profissionais portugueses e espanhóis que tem como objectivo aproximar os jovens da realidade europeia e dar a conhecer as políticas da UE e as suas instituições (com destaque para o Parlamento Europeu) através de conferências, mesas redondas e debates com os participantes.

 II Iniciativa de Formação da Escola Europa ocorrerá nos dias 1, 2, 3 e 4 de Novembro de 2018, em Lisboa (Hotel Olissipo Oriente).

As candidaturas podem ser realizadas em https://escolaeuropa.pt/candidatura  até ao dia 05 de outubro de 2018 .

Os requisitos para ser aluno são:
– estudante universitário nos últimos 2 anos da licenciatura ou em curso de pós-graduação;
– ter bom conhecimento do inglês falado e escrito;
– ter até 25 anos.

As línguas de trabalho serão o espanhol, o português e o inglês (haverá tradução entre português e espanhol). A Escola organizar-se-á em conferências, mesas redondas e debates sobre os desafios da Europa no séc. XXI em torno de 3 grandes temas:

  • Uma Europa com passado e com futuro
  • Uma Europa do desenvolvimento e do emprego
  • Uma Europa para as pessoas

Trata-se de uma iniciativa conjunta do PSD de Portugal e do PP espanhol e contará com 50 alunos espanhóis e portugueses, seleccionados em função do seu currículo e proposta de candidatura. De entre os participantes serão seleccionados alguns para um curso de formação intensivo no Parlamento Europeu em Bruxelas.

Os oradores convidados serão portugueses e espanhóis: Deputados ao Parlamento Europeu, dirigentes políticos destacados ou personalidades de prestígio no âmbito social, académico ou profissional.

Os Directores da Escola são Carlos Coelho, do PSD português, e Ana Mato, do PP espanhol.

Fonte: https://escolaeuropa.pt/home

Para mais informações sobre o Centro de Documentação Europeia da UA consulte http://www.ua.pt/sbidm/cde.