Inscrições abertas nos Workshops das bibliotecas da UA

28 de fevereiro  |  11h00 – 13h00
Seleção de fontes de informação científica  [inscrição]
Para explorar todo o potencial das ferramentas de pesquisa na Web, é essencial conhecer como é recolhida, descrita e estruturada a informação. Os artigos científicos são resultado da investigação científica publicada e constituem informação de base, isto é, o primeiro estágio do ciclo da informação científica. Estes documentos podem ser pesquisados em bases de dados de artigos científicos, que reúnem revistas de diferentes editores e constituem-se como um ponto de acesso global a grande parte da literatura científica publicada. Nesta sessão pretende-se contextualizar a informação científica e as fontes de informação disponíveis para a sua localização.

08 de março  |  14h00 – 16h00
Gerir referências bibliográficas: Mendeley  [inscrição]
Todos sabemos que a organização e gestão das citações e referências bibliográficas no âmbito de um trabalho académico ou científico pode ser motivo de stress e desorientação. Onde organizar toda a informação bibliográfica recolhida? Como geri-la de forma eficaz? Qual o estilo a usar e que configuração devem ter as citações e as referências? Esta sessão foca-se na automatização das tarefas ligadas à gestão de referências bibliográficas com recurso ao software Mendeley.

11 de março  |  11h00 – 13h00
Fontes de informação europeia na Internet [inscrição]
Dada a importância da informação europeia para a comunidade académica da Universidade de Aveiro, a Biblioteca promove o workshop “Fontes de informação europeia na Internet“, a ser dinamizado pelo Dr. Carlos Medeiros, formador do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).O workshop será composto por dois módulos:
Módulo I: Breve apresentação do CIEJD.
Módulo II: Documentação e informação europeias na internet – conhecer as bases de dados, aceder aos portais das instituições, obter legislação comunitária, entre outros temas a abordar.

11 de março  |  14h00 – 16h00
Fontes de informação europeia na Internet [inscrição]
Dada a importância da informação europeia para a comunidade académica da Universidade de Aveiro, a Biblioteca promove este workshop, a ser dinamizado pelo Dr. Carlos Medeiros, formador do Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD).O workshop será composto por dois módulos:
Módulo I: Breve apresentação do CIEJD.

10 de abril | 14h00 – 16h00
Como cumprir as normas de apresentação escrita das teses e dissertações da ua [inscrição]
As teses e dissertações defendidas na Universidade de Aveiro são enviadas para a Biblioteca, onde é efetuado o tratamento técnico e o registo no Sistema Integrado de Gestão de Bibliotecas, após análise e verificação do cumprimento das normas e procedimentos para a sua apresentação. Estas normas estabelecidas pela UA visam definir e clarificar o circuito do pedido e prestação de provas, os requisitos e timings de ação, permitindo agilizar o seu tratamento técnico e a disponibilização no RIA – Repositório Institucional da UA. Durante a análise e verificação das teses e dissertações são detetadas várias irregularidades evidenciando o incumprimento das normas e procedimentos instituídos pela UA.
Neste workshop, destinado a alunos do 2º e 3º ciclo, pretende-se salientar as irregularidades mais comuns na versão em papel da tese ou dissertação, desde a capa até ao abstract, no CD e na Declaração de Direitos de Autor e exemplificar os procedimentos corretos, de acordo com a regulamentação em vigor na UA.

Para mais informação contacte o Serviço de Formação de Utilizadores das Bibliotecas da UA através do email sbidm-formacao@ua.pt.