Entre o papel e a matemática – exposição de origamis da artista polaca, Krystyna Burczyk

A exposição de origamis “Entre o papel e a matemática”, da artista polaca Krystyna Burczyk, está patente na sala Hélène de Beauvoir, edifício da Biblioteca da Universidade de Aveiro, até ao dia 30 de abril e pode ser visitada durante o horário de abertura da Biblioteca.

Esta exposição insere-se num conjunto de atividades da “American Corner week”, realizada no âmbito do programa American Corner da Universidade de Aveiro (UA) em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos da América em Portugal.

A exposição pela autora
“O que fica entre o papel e a matemática? Entre outras coisas, uma coisa muito importante para mim. Como artista, eu queria transformar e juntar formas. Coisas físicas e formas que existem só na minha cabeça. Eu gosto de transformar o papel e adoro implantar a matemática nas obras que nascem dentro de mim. Por isso eu precisava de dar muitos passeios antes de poder fazer estes projetos. Eu andava e dobrava, tomava sol e cheirava, via as plantas e os pássaros que começam a crescer e ouvia as cantigas do vento e da água. Para mim, a Matemática é um modo de pensar, uma maneira de ver o mundo, um caminho para compreender o universo, uma estrada real para quem quiser compreender. Os poliedros regulares dão uma estrutura básica e uma simetria de forma. Os vincos e as espirais transformam as folhas planas de papel em formas espaciais, que se juntam só com forças de elasticidade e de fricção de papel. Estas formas, ou módulos, têm partes para combinar os módulos e partes desenhadas, as quais na obra finita criam um padrão único de superfície às vezes descendo ao interior. As minhas obras são diferentes. Há obras abstratas como beleza pura. Algumas têm formas orgânicas. E são como formas orgânicas: vivem e combatem contra forças exteriores. Outras ficam entre a ordem da estrutura geométrica e o caos da dobragem. Mas todas são criadas com paixão!”
Krystyna Burczyk

Sobre Krystyna Burczyk
Com formação em matemática e mais de 20 anos de experiência como professora de matemática, os seus interesses centram-se na arte geométrica, no origami e nas suas aplicações educacionais. É autora de livros e brochuras sobre origami, palestrante em conferências sobre aspetos teóricos e educacionais do origami e artista convidada. Participou em exposições de arte incluindo “Masters of Origami” (2005), “Folding Paper: The Infinite Possibilities of Origami” (2012-2016) e “Mujeres de Papel” (2016). Em 2018 teve a exposição “Papel, Dobragens e … Matemática” na Universidade de Lisboa. Os seus trabalhos foram exibidos em congressos de origami na Europa, EUA e Ásia e em numerosas exposições de arte do congresso Bridges, Mathematical Connections in Art, Music, and Science incluindo em Coimbra (2011) e em Estocolmo (2018) onde duas obras foram apresentadas na galeria dos nomeados. Organizou e liderou durante dez anos o grupo de trabalho ‘Origami e Matemática’ na Associação de Professores de Matemática na Polónia.
Mais informação sobre os trabalhos da artista em www.paperstructures.eu.