Incluir para integrar – biblioteca da UA dinamiza atividade para jovens com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento

No dia 30 de abril, o Serviço de Apoio ao Utilizador com Necessidades Especiais (SAUNE) das bibliotecas da Universidade de Aveiro dinamizou a atividade “Pesquisar e localizar livros no catálogo das bibliotecas UA “. Esta atividade decorreu na Mediateca em colaboração com a aluna Marisa Maia do Programa Doutoral em Educação, ramo Diversidade e Educação Especial, cujo trabalho de investigação se enquadra na temática “Desenvolvimento pessoal e socioprofissional de jovens com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais em contexto universitário ”.

Atividade na mediateca da UA

Esta dinâmica teve como objetivo proporcionar a este o grupo de jovens uma experiência de aprendizagem e partilha de conhecimento nas bibliotecas da UA, através da realização de um conjunto de atividades:

• apresentação do catálogo bibliográfico, onde se abordaram as tipologias de publicações disponíveis, a forma de acesso ao catálogo e os diferentes tipos de pesquisa.
  • visita às bibliotecas da UA, nomeadamente à Mediateca (Departamento de Psicologia e Educação) e à Biblioteca do campus, com o intuito de dar a conhecer os diferentes espaços existentes e de colocar em prática os conteúdos apresentados no primeiro momento.

Localizado na Biblioteca do campus, o SAUNE disponibiliza recursos e serviços para apoiar o ensino e a aprendizagem aos alunos com necessidades especiais (cegos, baixa-visão, dificuldades motoras), contribuindo para uma cultura mais inclusiva no seio da comunidade académica.

Mais informações em: