UA recebe prémio de melhor proposta de pecha kucha no 4º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior

As bibliotecas da UA participaram no 4º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior, que decorreu nos dias 4 e 5 de junho, no Pólo das Ciências da Saúde da Universidade de Coimbra, com o intuito de promover, ouvir e partilhar boas práticas.

Neste encontro as bibliotecas da UA apresentaram três comunicações em formato pecha kucha, com os seguintes títulos: “Do como ao porquê: duas décadas de formação aos alunos do 1º ciclo” (https://www.bad.pt/eventos/wp-content/uploads/2018/01/8-do-como-ao-porque.pdf, “Ganhar competências a colaborar” (https://www.bad.pt/eventos/wp-content/uploads/2018/01/10-ganhar-a-colaborar.pdf) e “Na UA há linhas que se cruzam: a cooperação entre a Biblioteca e a comunidade nos caminhos da inclusão” (https://www.bad.pt/eventos/wp-content/uploads/2018/01/14-Na-UA-h%C3%A1-linhas-que-se-cruzam.pdf). A proposta desta pecha kucha foi considerada pela organização do evento uma das duas melhores, tendo por esse motivo ganho um prémio de reconhecimento. A outra proposta premiada foi apresentada pelas Bibliotecas do Instituto Politécnico de Leiria, com a “Varanda Literária – Lê o que gostas para leres o que precisas” (https://www.bad.pt/eventos/wp-content/uploads/2018/01/16-Varanda-Liter%C3%A1ria.pdf). Esta foi a segunda vez consecutiva que as bibliotecas da UA ganharam este prémio, tendo o anterior sido atribuído no 3º Encontro das Bibliotecas de Ensino Superior, realizado em 2016, no Porto, com a proposta de pecha kucha intitulada “Guiar sem gastar” (https://www.bad.pt/eventos/wp-content/uploads/2016/06/PK8_UAveiro.pdf).

O mote deste encontro foram as “Competências, Infraestruturas de Investigação, Redes de Cooperação” de forma a promover o debate dos desafios e o conhecimento das tendências mais recentes para as bibliotecas e serviços de informação e documentação de Instituições de Ensino Superior e de Investigação e foi um momento importante de enriquecimento pessoal e profissional para os colaboradores das bibliotecas da UA que puderam estar presentes neste evento.

O próximo encontro de bibliotecas das bibliotecas de ensino superior será em 2022.

O modelo de apresentação pecha kucha consiste em apresentações de 20 slides com a duração de 20 segundos cada. Mais informação disponível na hiperligação https://www.pechakucha.com/.