Exposição “Aquilino no Campus de Santiago”, encerra ciclo de comemorações do centenário da obra Terras do Demo

Iniciativa promovida pela Fundação Aquilino Ribeiro, as Câmaras Municipais de Moimenta da Beira, de Sernancelhe e de Vila Nova de Paiva e o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade, para assinalar as comemorações de Terras do Demo de Aquilino Ribeiro, a Exposição “Aquilino no Campus de Santiago”, a decorrer na Biblioteca da UA, termina um ciclo de atividades para celebrar o centenário da obra do autor. A exposição, que inaugura a 14 de junho, está aberta ao público até 17 de julho na sala Hélène de Beauvoir, dos Serviços de BibliotecaInformação Documental e Museologia (SBIDM) da Universidade de Aveiro (UA).

A pretexto do centenário da obraTerras do Demo, um romance definidor das terras e das gentes beiroas do século passado, a FAR – Fundação Aquilino Ribeiro, as Câmaras Municipais de Moimenta da Beira, de Sernancelhe e de Vila Nova de Paiva e o Centro de Línguas, Literaturas e Culturas uniram-se para prestar uma homenagem à obra deste grande Mestre das Letras Portuguesas com uma exposição.

A coleção exposta pertence ao Dr. Paulo Neto, o diretor da revista literária da Câmara Municipal de Sernancelhe, Aquilino, e congrega toda a obra literária de Aquilino Ribeiro, uma mostra da bibliográfica passiva, composta pelos nomes mais significativos do panorama literário e crítico português e estrangeiro, e alguns exemplares das revistas literárias nas quais Aquilino colaborou, como, por exemplo, a Atlantida, a Contemporânea e a Seara Nova.

Medalhas, convites, curiosidades sobre eventos realizados, mormente o da trasladação para o Panteão Nacional, banda desenhada, discursos, DVD, entre outros, serão igualmente uma amostra possível do muito que se quer dar a conhecer.

A exposição “Aquilino no Campus de Santiago” insere-se num conjunto de iniciativas no âmbito do centenário da obraTerras do Demo de Aquilino Ribeiro, que iniciaram a 8 de maio de 2019 em Moimenta da Beira com a apresentação da reedição da obra Terras do Demo, prosseguiram em Lisboa com exposições bibliográficas e temáticas, um colóquio e diversos momentos culturais sobre o autor e a sua obra literária, que agora encerram esse ciclo de comemorações.

A exposição será inaugurada a 14 de junho às 16h30 e estará patente ao público na sala Hélène de Beauvoir da Biblioteca da Universidade de Aveiro de 14 junho a 17 de julho, de segunda-feira a sábado, das 9h às 18h.

Mais informações: Fundação Aquilino Ribeiro