Novo livro publicado pela Editora da Universidade de Aveiro

transferirA UA Editora publicou este mês de setembro o livro intitulado “A diversidade linguística nos discursos e nas práticas de educação e formação“. O livro é da autoria de Ana Isabel Andrade, Maria Helena Araújo e Sá, Rosa Maria Faneca, Filomena Martins, Ana Sofia Pinho e Ana Raquel Simões, investigadoras e professoras do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro.

A diversidade linguística e cultural é provavelmente um dos tópicos mais pertinentes para a construção de contextos educativos mais inclusivos. Esta publicação, organizada por uma equipa de investigadoras da Universidade de Aveiro, apresenta um balanço, em língua portuguesa e em línguas que com ela se têm cruzado (espanhol, francês, inglês,…), de percursos educativos e formativos desenvolvidos em torno da diversidade linguística e cultural, dando conta de temáticas que têm marcado as abordagens plurais das línguas, nomeadamente a sensibilização à diversidade linguística e cultural (“éveil aux langues et aux cultures”) e a sua integração curricular, nomeadamente a nível europeu.

No prefácio plurilingue de Ofelia García, lê-se:

“This book is precisely an élément déclencheur/ un gatillo/ a trigger for change –– change in the ways in which we view teaching, learning, teacher education, and especially language. Por eso hoy escribo usando muchos de mis recursos lingüísticos, esperando that others see that only by imagining a new way of languaging, a translanguaging, would we be able to give rise, to awaken a new and inclusive way of being and communicating en un mundo mejor”.

A obra encontra-se organizada em três partes: uma primeira que se debruça sobre questões ligadas à investigação; uma segunda aborda diferentes práticas de intervenção didática e seus efeitos ao nível do currículo; e uma terceira parte consagrada a diferentes cenários de formação de formadores.

+ informações
Edição: 2014
Páginas: 400
Editor: UA Editora
ISBN: 978-972-789-420-8
Preço: €15,00

A aquisição de exemplares pode ser feita contactando diretamente UA Editora, através do email editora@ua.pt, ou através do telefone 234 370 875.

Site da UA Editora –  http://www.ua.pt/editora.
Catálogo da UA Editora – http://cms.ua.pt/editora/.