Palestra na UA – Space Exploration and the Mars Curiosity Program

NASA’s Mohawk Guy na Universidade de Aveiro
PageImage-508547-4783742-Bobak_Ferdowsi_Andy_J_Scott3962PALESTRA SPACE EXPLORATION AND THE MARS CURIOSITY PROGRAM
com apresentação de Carlos Herdeiro, investigador do Departamento de Física
16 de outubro de 2014
Auditório da Reitoria da UA
Inscrições para soliveira@ua.pt

Bobak Ferdowsi tem 34 anos e trabalha no Jet Propulsion Laboratory da NASA. Diretor de voo do Mars Science Laboratory Curiosity e membro da equipa da missão Europa Clipper (projeto da NASA que pretende enviar uma sonda para explorar a lua Europa de Júpiter até 2025), vai estar na Universidade de Aveiro, para a palestra – Space Exploration and the Mars Curiosity Program, no âmbito do projeto American Corner.Ferdowsi tem um mestrado em Aeronáutica e Astronáutica do MIT e tornou-se conhecido em 2012 devido ao seu extravagante penteado em forma de crista (como os homens da tribo Mohawk, uma das mais antigas da América do Norte) e aos seustweets, aquando da transmissão em direto da missão histórica da chegada e aterragem em Marte do Rover Curiosity. O mundo inteiro delirou com as imagens que mostraram um controlador de voo da NASA com uma crista preta e vermelha, acompanhada de estrelas amarelas nos lados que estavam rapados, um penteado estranho para quem ocupa um cargo de tanta responsabilidade e que destoa dos outros elementos da NASA.
“A NASA precisa de mais homens de moicana”, frase que consta na conta criada na altura no Tumblr (http://www.tumblr.com/tagged/bobak-ferdowsi), em homenagem a Ferdowsi.Bobak Ferdowsi ficou assim conhecido como o “Mohawk Guy” (homem do penteado Mohawk) estimulando os mais jovens a cultivar o entusiasmo pela exploração espacial e motivando-os para o mundo da ciência e da tecnologia.Bobak Ferdowsi
Europa Clipper Mission Engineer
Flight Engineer/Director, Mars Curiosity Mission
NASA’s Jet Propulsion Laboratory (JPL)