Martin Luther King Day

MLK_UANo dia 19 de janeiro, a Biblioteca e o American Corner da UA celebram a vida e o trabalho de Martin Luther King, Jr. (Atlanta, 15 de janeiro de 1929 —Memphis, 4 de abril de 1968), um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis da população negra dos Estados Unidos, e no mundo, com uma campanha de não violência e de amor ao próximo.

O Dia de Martin Luther King (conhecido como Martin Luther King Day nos Estados Unidos) é um feriado nacional em sua homenagem. Foi estabelecido em 1986, sendo celebrado na terceira segunda-feira do mês de janeiro, data próxima ao aniversário de King.

A sua mensagem tem o objetivo de defender a dignidade humana, rejeitar a intolerância e trabalhar para um mundo onde as pessoas de todas as raças, culturas e crenças vivam juntas com base no respeito e igualdade.

Para assinalar a data, a Biblioteca apresenta as seguintes iniciativas:

  • Seleção de um conjunto de obras que reflectem o legado do Dr. King, e que vão estar expostas para empréstimo, no átrio interior da entrada da Biblioteca.
  • Transmissão de vídeos, no LCD da entrada da biblioteca (através do projecto DALI), sobre esta temática – discursos históricos, biografia e músicas que foram produzidas em sua homenagem.
  • Exibição do filme “O mordomo” de Lee Daniels, às 14H30, na sala do American Corner, localizada no 4º piso da biblioteca.

Este evento dá a conhecer melhor este emblemático líder cujos discursos estão recheados de frases que transmitem mensagens revigorantes e inspiradoras contra o desânimo, a desigualdade, a injustiça e a opressão:

“In the End, we will remember not the words of our enemies, but the silence of our friends.”

“I have a dream that my four little children will one day live in a nation where they will not be judged by the color of their skin, but by the content of their character.”

“Darkness cannot drive out darkness: only light can do that. Hate cannot drive out hate: only love can do that.”

Aproveitamos ainda para informar que o filme “Selma – a marcha da liberdade”, galardoado com o Globo de Ouro de melhor canção original com –  “Glory” de John Legend, com  estreia nos cinemas em Portugal a 5 de fevereiro de 2015, retrata a história da luta de  Martin Luther King Jr. e dos manifestantes pacifistas, para garantir o direito ao voto para todas as pessoas, culminando numa marcha épica desde a cidade de Selma até Montgomery – Alabama e que levou o presidente Lyndon B. Jonson a assinar a Lei dos Direitos de voto em 1965.

Trailer oficial do filme “Selma – a marcha da liberdade”

 

Common & John Legend – Glory