Dia da Europa 2015

Porquê o Dia da Europajpo2015_f4

“Quando, em 9 de maio de 1950, propôs à República Federal da Alemanha e aos outros países europeus que quisessem associar-se a criação de uma comunidade de interesses pacíficos, Robert Schuman realizou um ato histórico. Ao estender a mão aos adversários da véspera, não só apagava os rancores da guerra e o peso do passado como desencadeava um processo totalmente novo na ordem das relações internacionais, ao propor a velhas nações, pelo exercício conjunto das suas próprias soberanias, a recuperação da influência que cada uma delas se revelava impotente para exercer sozinha. Esta proposta de Robert Schuman, conhecida como “Declaração Schuman“, é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia. Na Cimeira de Milão de 1985, os Chefes de Estado e de Governo decidiram celebrar o dia 9 de maio como “Dia da Europa”.

Comissão Europeia. (2015). Comemoração do Dia da Europa (9 de maio). Retrieved from http://ec.europa.eu/portugal/comissao/europe_day/comemoracao_9maio_pt.htm

Dia da Europa 2015

Screen Shot 2015-05-08 at 15.42.19

Para comemorar o Dia da Europa, as instituições europeias abrem as portas ao público a 2 de maio, em Estrasburgo, e a 9 de maio, em Bruxelas e no Luxemburgo. As representações da UE na Europa e as delegações da UE no resto do mundo organizam diversas atividades e eventos para todas as idades.

Todos os anos, milhares de pessoas participam em visitas, debates, concertos e outros eventos que assinalam o Dia da Europa e dão a conhecer melhor a UE.

+ informação

NA BIBLIOTECA DA UA

Exposição “Personalidades da União Europeia”
A exposição tem lugar na Biblioteca, Sala Hélène de Beauvoir, com trabalhos dos alunos do NEEC – Núcleo de Estudantes de Economia, no âmbito das comemorações do Dia da Europa.

Aberta ao público de 08 a 19 de maio de 2015, a partir das 09h.

Centro de Documentação Europeia

O Centro de Documentação Europeia da Universidade de Aveiro surgiu em 1995 e integra a rede de centros de documentação europeia criada pela representação em Portugal da União Europeia. Disponibiliza documentação generalista sobre informação europeia, impressa e eletrónica e faz parte da Rede de Centros de Documentação Europeia.

Portal do Centro de Documentação Europeia da UA – http://www.ua.pt/sbidm/cde.

illu1-oddLIGAÇÕES ÚTEIS