A Biblioteca Informa, Nº35, Outono 2015

Bi35O livro eletrónico é uma realidade presente nas coleções das bibliotecas da UA. Possui todas as características de um livro impresso, com a diferença de que está acessível para toda a comunidade a partir de um computador, 24h por dia, 7 dias por semana. Disponíveis em vários formatos, com possibilidade de download e impressão para uso pessoal, o livro eletrónico, ou ebook, permite a adição de notas e localização facilitada de conteúdos.

Atualmente a Universidade de Aveiro disponibiliza, para toda a comunidade académica, o texto integral de mais de 200.000 livros eletrónicos, de vários editores comerciais científicos e outros, nas várias áreas do conhecimento e divulgação.

A edição de outono da publicação “A Biblioteca informa”, que agora se edita, é dedicada aos livros eletrónicos que se encontram acessíveis em texto integral, para toda a comunidade académica. Aí são destacadas coleções temáticas da editora Springer, da plataforma eBrary e da EBSCO.

Na versão eletrónica encontra uma recolha de livros, por assunto, com ligações diretas ao seu conteúdo. Nos casos da editora Springer está disponível, também, ligação para listas (XLS) com todos os títulos disponíveis pela editora e respetivo URL de acesso. Em cada coleção estão presentes indicações da forma de acesso aos livros.

A versão impressa pretende divulgar, de forma compacta, as várias coleções de livros eletrónicos organizadas e tornadas disponíveis através da versão eletrónica.

Consulte este e outros números do boletim na página Web http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/boletim.