PALESTRA | A União Económica e monetária no processo de integração europeia | 5 maio

Banners1-ENDia da Europa assinalado no dia 5 de maio, a partir das 15h00, no Auditório da Livraria da UA

Palestra
“A UNIÃO ECONÓMICA E MONETÁRIA NO PROCESSO DE INTEGRAÇÃO EUROPEIA”

Apesar de o Dia da Europa se assinalar a 9 de maio, a sessão “A União Económica e monetária no processo de integração europeia” decorre a 5 de maio, a partir das 15h00, no Auditório Mestre Helder Castanheira, na Livraria da Universidade de Aveiro (UA). O convidado da sessão é o Prof. Nuno Oliveira Pinto, investigador e professor convidado no Centro de Estudos Internacionais (CEI) do ISCTE-IUL, Europe Direct (DG COMM).

A comemoração agrega o seminário e a exposição dos alunos da Licenciatura em Economia, no âmbito da unidade curricular Economia Europeia, sob o tema “Politicas (Económicas): Passado e Futuro”. O objetivo da sessão é despertar o interesse da discussão de temas europeus e sobretudo uma reflexão sobre o passado e o presente da integração europeia, agora que passam 30 anos da adesão de Portugal à CEE. A exposição estará patente no átrio da Livraria da UA do dia 5 ao dia 16 de Maio.

Trata-se de uma organização da regente da disciplina “Economia Europeia”, Prof. Marta Ferreira Dias e o NEEC-AAUAv, com a colaboração do Centro de Documentação Europeia da Universidade de Aveiro e do Centro Europe Direct de Aveiro.

O debate está aberto a toda a comunidade académica e não académica.

Resumo biográfico do orador
Exerceu funções executivas em diversas empresas, é especialista em Assuntos Europeus nas redes de informação da Comissão Europeia e perito para missões de assistência técnica no âmbito das políticas de desenvolvimento e de ajuda externa da União Europeia.
Doutorado em Gestão (aprovado com distinção e louvor na especialidade de Estratégia) é professor convidado em seminários de mestrado e de doutoramento no Centro de Estudos Internacionais (CEI-IUL), onde é investigador e membro do Conselho Científico.
Desenvolveu actividades de investigação e docência em várias instituições, nacionais e internacionais, nomeadamente na FCSH-UNL, onde é investigador no Instituto Português de Relações Internacionais, na Fundação Getúlio Vargas, no INDEG-IUL, e na Universidade Aberta, onde foi vice-presidente do Conselho Científico e director do Departamento de Organização e Gestão de Empresas.

O DIA DA EUROPA
Todos os anos, o Dia da Europa é comemorado a 9 de maio. Esta data assinala o aniversário da histórica «Declaração Schuman».

No de 1950, em Paris, Robert Schuman, então Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, proferiu um discurso onde expôs a sua visão de uma nova forma de cooperação política na Europa, que tornaria impensável a eclosão de uma guerra entre países europeus. A sua visão passava pela criação de uma instituição europeia encarregada de gerir em comum a produção do carvão e do aço. Menos de um ano mais tarde, era assinado um tratado que criava uma entidade com essas funções. Considera-se que a União Europeia atual teve início com a proposta de Schuman.

+ informação
História da União Europeia
As instituições da União Europeia