Em época de exames a Biblioteca está do teu lado!

A Biblioteca está longe de ser um lugar de silêncio absoluto, de cadeiras, mesas e estantes imaculadamente arrumadas, de entradas e saídas sem se notarem. A Biblioteca não é um lugar vazio, é um lugar de descoberta, de começos, de sucessos e do “voltar a tentar”. É um ponto de encontro, é um lugar para pensar, para explorar, para trabalhar sozinho e em grupo, para relaxar, um espaço de inspiração.

As bibliotecas da UA estão atentas a ti e ao que esperas deste lugar e, na reta final de mais um ano com os exames a decorrer e com a ansiedade que lhes é inerente, queremos estar do teu lado e contribuir para o teu sucesso.

A falta de espaços suficientes para trabalhos de grupo, o ruído nas salas de leitura e dos equipamentos eletrónicos foram problemas detetados pelos alunos e pela equipa das bibliotecas como entraves à concentração e ao bom ambiente tão necessários para a comunidade, nesta fase final do ano letivo.

Tendo em conta os problemas detetados, as bibliotecas da UA desenvolveram uma Campanha do Silêncio, que pretende sensibilizar os utilizadores sobre a importância do silêncio para um ambiente de estudo saudável e aumentar a consciencialização para o uso adequado das salas de leitura e dos espaços da biblioteca.

Esta campanha foi iniciada ainda este semestre com um conjunto de iniciativas e prevê-se ainda o desenvolvimento de mais atividades no próximo ano letivo. Deste conjunto de iniciativas destaca-se a aposta em sinalética e materiais de sensibilização para a comunidade, com foco na diminuição do ruído e em boas práticas a seguir nos espaços da Biblioteca.

 

Fica a partilha de algumas imagens dos materiais desenvolvidos.

1_blogue_silencio

 

Bom estudo e boa sorte para os exames!