Palestra – From Birthing the Apocalypse to BIG FAT FAIL: (Net) Art as Software Research

Picture1PALESTRA DE BENJAMIN GROSSER
26 set | 15h00 | Auditório DECA
Inscrições: soliveira@ua.pt

Benjamin Grosser, professor de Novos Media na School of Art + Design e membro da National Center for Supercomputing Applications (NCSA), da Universidade de Illinois, em Urbana-Champaign, USA, vai estar na Universidade de Aveiro para apresentar a palestra “From Birthing the Apocalypse to BIG FAT FAIL: (Net) Art as Software Research”, no próximo dia 26 de setembro, às 15H no auditório do DECA. Este evento é patrocinado pelo projeto American Corner da UA e realizado em parceria com o Departamento de Comunicação e Arte (DECA). A apresentação do orador está a cargo do Diretor do DECA, Rui Raposo.

Benjamin Grosser inspira-se em trabalhos de net art, tactical media e hacktivismo de forma a desconstruir a web e perceber o impacto do software na sociedade, explorando a forma como as novas tecnologias afetam o nosso comportamento. Através dos seus projetos, constrói experiências interativas que exploram os efeitos do software nas nossas vidas e como muda quem nós somos e o que fazemos, com todas as suas implicações culturais, sociais e políticas.

As suas obras que combinam arte, design e tecnologia têm sido expostas nos mais prestigiados centros de arte e festivais internacionais ligados à arte digital e novos media, recebendo numerosos prémios, entre os quais o primeiro lugar do VIDA 16.0 (concurso internacional de arte e vida artificial), com o projeto Computer Watching Movies (2013).

Foi o criador da Interactive Robotic Painting Machine (2011), robô (computador, braços mecânicos, câmaras, microfones, mesa de som, monitores de áudio, projetores, tela e tinta a óleo) que imita uma expressividade pictórica que é peculiar aos seres humanos  e que usa a  inteligência artificial para – tomando as suas próprias decisões – ser capaz de pintar segundo o que se considera ser a emoção, cuja “inspiração”  vem a partir de estímulos sonoros que recebe.

Em 2012 disponibilizou uma extensão para o Facebook, chamada de Facebook Demetricator, que desativa os números do facebook, libertando-nos das métricas de popularidade (quantidade de likes, número de comentários e de partilhas, quantidade de amigos) mostrando assim como o nosso comportamento muda perante os números e como a tecnologia e a internet influenciam novos comportamentos sociais e revolucionam a nossa forma de interagir, não só a forma como vemos o outro, mas a forma como esperamos que nos vejam.

Benjamin Grosser foi também o criador do script chamado ScareMail, uma extensão que pode ser utilizada em sistemas de e-mails. Ao enviar-mos um e-mail para qualquer um dos nossos contactos, automaticamente é incluído, no corpo do e-mail, uma mensagem criada por algoritmos que utiliza palavras-chave possivelmente perigosas aos olhos da NSA (National Security Agency).
O Tracing You (2015) – outro dos seus trabalhos, é um site que vê o mundo do ponto de vista dos seus visitantes. O sistema segue o rasto de cada visitante até encontrar a sua possível origem. O fim desse rasto é uma imagem disponível que potencialmente representa o ambiente físico à volta do visitante – http://tracingyou.bengrosser.com/.

Para conhecer melhor estes projectos e outros mais recentes, consulte a sua página web disponível em https://bengrosser.com/.

*Resumo da palestra
How are numbers on Facebook changing what we “like” and who we “friend?” Why does a bit of nonsense sent via email scare both your mom and the NSA? What makes someone mad when they learn Google can’t see where they stand? From net art to robotics to supercuts to e-lit, Ben Grosser constructs interactive experiences, machines, and systems that investigate the cultural, social, and political effects of software.

A participação é gratuita e destina-se a todos os interessados, mas sujeita a inscrição para o email soliveira@ua.pt. É entregue certificado de participação a quem o solicitar.