Workshop | Pesquisa de Informação Estatística: INE

A Biblioteca da UA promove no dia 17 de outubro, o Workshop “Pesquisa de  informação estatística: INE”. A sessão estará a cargo de Adérito Alves, técnico do Instituto Nacional de Estatística e decorre entre as 11h e as 12h30, na sala de formação da Biblioteca da UA.

A participação é gratuita e para todos os interessados da comunidade académica UA.

As inscrições são limitadas e devem ser realizadas através do link http://aveiro.libcal.com/event.php?id=1168747.

Para mais informação contacte os Serviços de Formação das Bibliotecas da UA, através do email sbidm-formacao@ua.pt.

O Instituto Nacional de Estatística (INE) tem como pricipal missão a produção e a divulgação de informação estatística oficial de Portugal, facilitando o acesso universal a toda a informação produzida.

A Informação Estatística do INE é obtida a partir de inquéritos exaustivos, os recenseamentos, de inquéritos de amostragem e fontes administrativas que podem abranger variáveis para definição em termos quantitativos ou em termos qualitativos. Quem responde a estes inquéritos são as organizações e os cidadãos, que são selecionados a partir de uma base de dados do INE, isto para as organizações e para os cidadãos, a seleção é feita a partir do Ficheiro Nacional de Alojamentos. As respostas podem ser enviadas por via eletrónica ou via postal.

O processo de produção estatística obedece a um conjunto de fases devidamente identificadas e os resultados são disponibilizados pelo INE como estatísticas primárias, derivadas, estimativas, projeções e estudos. Estes resultados são disponibilizados em vários produtos, que estão acessíveis na sua maioria no Portal do INE – http://www.ine.pt. Uma pequena parte é também editada em publicações.

A disponibilização é feita de acordo com a pediodicidade das operações estatísticas: mensal, trimestral, semestral, anual, ocasional, etc.

Numa sociedade cada vez mais preocupada com números, a informação estatística é fundamental para suportar relatórios, análises, críticas e propostas. Numa academia, a sua aplicação multidisciplinar, através dos vários indicadores, assume especial importância tanto para o ensino como para a investigação em desenvolvimento.

É neste sentido que, sabendo da importância da informação estatística para a comunidade académica da Universidade de Aveiro, a Biblioteca promove o workshop “Pesquisar informação estatística: INE”, a ser dinamizado por Adérito Alves, técnico do INE.

Pretende-se que os participantes terminem a sessão a saber identificar as divisões estatísticas por NUTS; construir quadros à medida na base de dados; localizar informação e publicações através da pesquisa; compreendam os conceitos e a classificação usada; entre outras funcionalidades.

As inscrições estão limitadas à comunidade académica e são realizadas através do link http://aveiro.libcal.com/event.php?id=1168747.