Palestra com Herro Mustafa, Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA em Lisboa.

cartazHerro Mustafa – Lessons from an american refugee
No dia 13 de dezembro, entre as 14h30 e as 16h00, na Sala de Atos Académicos da Reitoria da Universidade de Aveiro, terá lugar a palestra “Herro Mustafa – Lessons from an american refugee”. Com esta palestra, a comunidade terá a oportunidade de ouvir a experiência de vida de Herro Mustafa, atual Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA em Lisboa, originária do Iraque e com um percurso notável como diplomata americana, com uma história de vida inspiradora porque ela própria foi uma refugiada muçulmana curda. A apresentação estará a cargo do Pró-Reitor Filipe Teles, professor do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território. A entrada é livre mas requer inscrição.

Herro Mustafa, originária do Iraque, tem um percurso notável como diplomata americana e uma história de vida inspiradora porque ela própria foi uma refugiada muçulmana curda, que veio do Iraque para os EUA com a família em busca de uma oportunidade de viver sem medo da perseguição do regime de Saddam Hussein, mas sem nunca esquecer a sua pátria, tentando preservar em casa a manutenção das tradições curdas.

Com esta palestra, a comunidade terá a oportunidade de ouvir a experiência de vida de Herro Mustafa, ajudando-nos a compreender melhor outra cultura e a derrubar preconceitos.

A inscrição na palestra e o pedido do certificado de participação devem ser solicitados para o email soliveira@ua.pt.

Sobre Herro Mustafa

Iniciou as suas funções como Ministra Conselheira da Embaixada Americana em Lisboa em Julho de 2016.

Antes de vir para Portugal, foi Conselheira Política na Embaixada dos EUA, em Nova Deli, Índia. Entre 2009 e 2011, foi assessora do Vice Presidente Joe Biden, para assuntos do Médio Oriente, Ásia do Sul e Central.

No seu percurso de diplomata, Herro foi subdiretora do Serviço do Afeganistão, chefe de gabinete interina do Subsecretário para os Assuntos Políticos William Burns e assessora para o Médio Oriente do antigo Subsecretário Nicholas Burns, altura em que esteve envolvida de perto nas negociações P5+1, sobre o Irão.

Herro Mustafa foi diretora dos serviços do Irão, Israel-Palestina e Jordânia, do Conselho Nacional de Segurança em 2005-2006 e dos serviços do Iraque e Afeganistão, em 2004-2005.

Foi coordenadora da proteção civil dos EUA em Mosul, no Iraque, foi Cônsul em Beirute, no Líbano e trabalhou na Secção Política da Embaixada dos EUA em Atenas, na Grécia.

Cresceu em Minot, no Dakota do Norte e fala Curdo, Árabe, Farsi, Grego, Hindi e Português.

Tem uma licenciatura da School of Foreign Service de Georgetown e Mestrado da Princeton University. É casada e tem uma filha.

Mais informação em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/herro_mustafa.