Exposição – Imprensa Portuguesa: uma coleção de primeiros números (do início do Séc. XVIII a meados do Séc. XX)

Cartaz final - Exposição periódicoslDe 24 de fevereiro a 24 de março estará patente, na Sala Hélène de Beauvoir, da Biblioteca da UA, a exposição “Imprensa portuguesa: uma coleção de primeiros números (do início do Séc. XVIII a meados do Séc. XX) podendo ser visitada nos dias úteis, das 09h00 às 21h00 e aos sábados, das 09h00 às 18h00. Nesta mostra é apresentada uma coleção do Professor Doutor João António Baptista Pereira de Oliveira, constituída por mais de 2000 exemplares dos primeiros números (cerca de 95%) e últimos números de edições únicas de jornais, revistas, folhetos, séries, fascículos.

No âmbito deste evento, realizar-se-á no dia 24 de fevereiro:

17h00m – Inauguração da Exposição
Ex. Sr. Reitor Manuel Assunção, Universidade de Aveiro

17h15m – Comunicação: «Um Olhar sobre a Coleção»
Professor João Oliveira, Universidade de Aveiro

17h30m – Comunicação: «Duas Palavras sobre a Imprensa»
Professor Nuno Rosmaninho, Universidade de Aveiro

O COLECIONADOR
João António Baptista Pereira de Oliveira, Professor Associado da Universidade de Aveiro, licenciou-se em Engenharia Química pelo Instituto Superior Técnico em 1976 e doutorou-se em Química Analítica pela Universidade de Virgínia EUA, em 1985. Leciona as disciplinas de Elementos de Química-Física do 1.º ano dos cursos de Ciências, Introdução à Engenharia de Processos do 1.º ano de Engenharia Química (primeira disciplina da área de Engenharia Química), Química Analítica, Quimiometria e os módulos de Temas de História das Ciências e Tecnologia e Ciência, Educação e Cultura do Doutoramento em História das Ciências e Educação Científica.
Os seus atuais interesses de investigação são Quimiometria e Sensores Químicos.
Contrariamente à maior parte dos colecionadores, o gosto pela atividade não começou com selos ou moedas, mas sim com minerais. Foi no sétimo ano do liceu que ficou fascinado pelas diferentes formas cristalinas dos minerais dando origem à primeira coleção. Com o tempo, aprendeu as técnicas do colecionismo, ou seja, observar, classificar, catalogar (eventualmente), tratar e guardar. O segundo grande estímulo, veio das duas coleções herdadas pelo avô, sendo que uma delas é de primeiros números, inicialmente de jornais mas, que se expandiu para quaisquer publicações periódicas e também para formato digital. Atualmente, tem mais de 2000 exemplares entre primeiros números (# 0 e #1), que constituem cerca de 95 %, últimos números e edições únicas de jornais, revistas, folhetos, séries, fascículos, etc.

A exposição “Imprensa Portuguesa: uma coleção de primeiros números (do início do Séc. XVIII a meados do Séc. XX)” é organizada pelos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia com o apoio do Rotary Club de Albergaria e do Diário de Aveiro.