Workshop – Pesquisa de informação estatística europeia: Eurostat

A Biblioteca da Universidade de Aveiro (UA), em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), promove no dia 7 de março, das 10h30 às 12h30, o Workshop “Pesquisa de informação estatística: Eurostat“. Esta iniciativa terá lugar no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Mecânica e é destinada à comunidade académica. As inscrições encontram-se abertas e são gratuitas.
Este workshop, planeado no âmbito do Ponto de Acesso à Rede de Informação do INE em Bibliotecas do Ensino Superior (RIBES), da qual faz parte a Biblioteca da UA, tem como objetivo o desenvolvimento de competências de literacia de informação estatística, procurando assim a autonomia dos utilizadores na pesquisa desta informação através da base de dados de informação estatística Eurostat.

Eurostat_logo_RGB_60

Sobre o Workshop

Contexto
O Eurostat é o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia. Foi criado em 1953 e tem como papel fundamental fornecer estatísticas à Comissão e às outras instituições europeias para que possam ser definidas, implementadas e analisadas as políticas comunitárias.
Harmoniza as estatísticas provenientes dos vários estados membros através do European Statistical System (ESS) possibilitando a comparação dos dados estatísticos dos vários países.
Segundo o Eurostat a sua missão é ser o principal fornecedor de estatísticas de alta qualidade na Europa. É um serviço de estatística da União Europeia, situado no Luxemburgo, cuja tarefa é dotar a União Europeia com as estatísticas a nível europeu que permitam comparações entre países e regiões.
No portal Web do Eurostat encontram-se dados apurados especificamente para o Eurostat (apenas publicados neste portal) e dados que também são divulgados pelo organismo de cada país (ex.: Censos, estimativas da população, PIB).

Objetivos gerais
No final da formação, o formando deverá ser capaz de realizar pesquisas, recuperar e exportar informação estatística oficial europeia, através do portal do Eurostat.

Conteúdos
Portal do Eurostat: Estatísticas da União Europeia
1. Apresentação do Serviço de Estatísticas Europeias
2. Organização do Portal do Eurostat
3. Funcionalidades de exploração/extração de informação
4. Servidor de Classificações do Eurostat – RAMON

Requisitos
Os participantes devem dispor de computadores pessoais com as baterias carregadas, ligação à internet e os programas Excel e Adobe Acrobat Reader instalados.

Mais informação
Serviço de formação das bibliotecas da UA
Email: sbidm-formacao@ua.pt
Ext.: 22303 | telf. 234 372 504