Candidaturas abertas para a Escola Europa 2017

escola europaO Centro de Documentação Europeia da Universidade de Aveiro informa que estão abertas as candidaturas para a Escola Europa 2017. Trata-se de um projecto inspirado na Universidade Europa e na Universidade de Verão, promovidas em Portugal, e que foi organizada por iniciativa da Delegação espanhola do PPE no Parlamento Europeu. Tem como objectivo aproximar os jovens da realidade europeia, dar a conhecer as políticas da UE e as suas instituições (com destaque para o Parlamento Europeu) através de Conferências, Mesas Redondas e Debates com os participantes.

A I Iniciativa de Formação da Escola Europa ocorrerá nos dias 20, 21, 22 e 23 de Abril de 2017, em Alcalá de Henares.

As candidaturas podem ser realizadas em www.escolaeuropa.pt até ao dia 05 de março de 2017 .

Os requisitos para ser aluno são:
– ser estudante universitário nos últimos 2 anos da licenciatura ou em curso de pós-graduação;
– ter bom conhecimento do inglês falado e escrito;
– ter até 25 anos.

Trata-se de uma iniciativa conjunta do PP espanhol e do PSD de Portugal e contará com 50 alunos espanhóis e portugueses, seleccionados em função do seu currículo e proposta de candidatura. De entre os participantes serão seleccionados alguns para um curso de formação intensivo no Parlamento Europeu em Bruxelas.

A Escola organizar-se-á em Conferências, Mesas Redondas e Debates sobre os desafios da Europa no séc. XXI em torno de 3 grandes temas:

• Valores e políticas da UE
  • Economia, competitividade e desenvolvimento sustentável
  • Modelo Social Europeu

Os oradores convidados serão portugueses e espanhóis, Deputados ao Parlamento Europeu, membros ou ex-membros do Governo ou personalidades de prestígio no âmbito social, académico ou profissional. A Escola Europa será encerrada por Mariano Rajoy (Presidente do Governo Espanhol) e Pedro Passos Coelho (Presidente do PSD).
Na equipa organizadora estão envolvidos, entre outros, Ana Mato do PP espanhol e Carlos Coelho do PSD português.

Fonte: http://escolaeuropa.pt

Para mais informações sobre o Centro de Documentação Europeia da UA consulte http://www.ua.pt/sbidm/cde.