Palestra “Exploring Jupiter and its moons”

O American Corner e o Departamento de Física da Universidade de Aveiro promovem a palestra com o investigador da NASA Jared Espley, intitulada “Exploring Jupiter and its moons”. A palestra tem lugar no dia 20 de abril, entre as 11h15 e as 12h30, no Grande Auditório da Reitoria da UA. Está aberta a toda a comunidade académica e público externo. A entrada é livre mas com inscrição prévia.

Depois de uma jornada de mais de 5 anos, a nave espacial Juno está atualmente a explorar Júpiter e a investigar os seus mistérios sob as suas nuvens. Futuras missões, tanto da NASA como da Agência Espacial Europeia, explorarão as intrigantes luas principais de Júpiter, que são mundos fascinantes por direito próprio, completos com um dinâmico vulcanismo, oceanos subsuperficiais e até outros locais possivelmente adequados para a vida. (https://science.gsfc.nasa.gov/sed/bio/jared.r.espley)
Timeline da Missão

  • Launch – August 5, 2011
  • Deep Space Maneuvers – August/September 2012
  • Earth flyby gravity assist – October 2013
  • Jupiter arrival – July 2016
  • Spacecraft will orbit Jupiter for 20 months (37 orbits)
  • End of mission (deorbit into Jupiter) – February 2018

 

Nesta palestra, o Doutor Espley irá compartilhar detalhes da exploração contínua do sistema de Júpiter e como isso permite situar a humanidade sobre o seu lugar no Universo.

Jared R. Espley é licenciado em Astrofísica pela Universidade da Virginia e tem um mestrado e um doutoramento em Física pela Universidade de Rice, no Texas. É um dos cientistas a trabalhar no Programa Espacial Juno da NASA e vem à UA falar sobre a exploração espacial do planeta Júpiter e das suas luas. (https://science.gsfc.nasa.gov/sed/bio/jared.r.espley)

Inscrições e informações adicionais devem ser solicitadas através do email soliveira@ua.pt, ou pelo nº. de telefone 234 370 875.