Como posso melhorar as minhas pesquisas no novo catálogo bibliográfico?

O catálogo das bibliotecas da UA disponível em htp://opac.ua.pt permite efetuar pesquisas simples ou avançadas, visualizar listas de resultados, refinar esses resultados, efetuar a exportação dos registos bibliográficos, elaborar listas de publicações e verificar a disponibilidade dos livros na biblioteca.

Após efetuar a pesquisa no catálogo, a lista de resultados obtidos pode ser melhorada através da opção “Refinar a pesquisa” presente no menu lateral esquerdo. Assim é possível restringir os resultados por:

– Exemplares disponíveis atualmente na biblioteca
– Autor
– Biblioteca
– Localização
– Coleção
– Assunto
– Título

Ao realizar pesquisas no catálogo bibliográfico aconselhamos a ter presente dicas como:

• Utilizar termos de pesquisa em língua portuguesa
  • Evitar erros ortográficos
  • Utilizar  sinónimos no momento da escolha dos termos de pesquisa
  • Selecionar a opção Pesquisa Avançada para pesquisar por tipo de documento/coleção (livro, dissertação/tese, partitura musical, filme, dicionários, enciclopédias, entre outros)
  •  Usar a opção palavra-chave (expressão exata) ou assunto (expressão exta), disponível na pesquisa avançada na tabela “Pesquisar por”, para restringir a pesquisa a um termo ou assunto mais exato
  • Utilizar os operadores booleanos (e, ou ,não) para combinar um termo (ou vários) num ou em vários campos de pesquisa
  • Os termos de pesquisa podem ser introduzidos com maiúsculas ou minúsculas e o uso ou ausência de acentos não é relevante
  • Qualquer termo utilizado é considerado como termo de pesquisa, por exemplo, uma palavra, um número, uma série de carateres, etc.

+ informação:

Boas pesquisas!