Make Creative – concurso a decorrer entre os dias 30 de abril de 2017 e 28 de junho de 2017

Concurso Make Creative
O concurso Make Creative decorre entre os dias 30 de abril de 2017 e 28 de junho de 2017

A Universidade de Aveiro, através do Departamento de Comunicação e Arte e dos Serviços de Biblioteca, Informação Documental e Museologia, promove, no âmbito do projeto American Corner MediaLab, o Concurso “Make Creative” com vista à concretização e ao desenvolvimento de ideias criativas e inovadoras, que estimulem a conceptualização e a materialização de objetos que possam resolver problemas concretos do dia-a-dia, recorrendo à modelação e prototipagem com impressão 3D.

Objetivos
O Concurso “Make Creative” tem por objetivo a apresentação pelo candidato de um protótipo que resolva um problema identificado pelo próprio, de forma diferenciada e inovadora e com potencial de aplicabilidade.
Visa apoiar as ideias mais inovadoras, potenciando o espírito colaborativo e empreendedor do candidato, bem como:
a)  Apoiar a comunidade na concretização de ideias criativas;
b)  Promover a interdisciplinaridade;
c)  Promover a cooperação;
d)  Utilizar os recursos humanos e tecnológicos disponibilizados pelo American Corner MediaLab da Universidade de Aveiro;
e)  Incentivar o desenvolvimento de ideias que possam solucionar dificuldades sinalizadas/identificadas.

Candidatos
São admitidos ao Concurso “Make Creative” estudantes de qualquer ciclo de estudos da Universidade de Aveiro ou externos desta, concorrendo em equipa constituída por um mínimo de dois e um máximo de quatro elementos.
Cada equipa candidata só pode integrar até um elemento externo.

O concurso Make Creative é constituído por três fases:

Fase I
30 de abril a 17 de maio
› Submissão de Candidaturas:

A candidatura pode ser apresentada em suporte papel, até uma folha A4 e ou em vídeo com uma duração máxima de três minutos.
A candidatura é obrigatoriamente acompanhada da ficha de candidatura que contem a apresentação da ideia, disponível em https://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/makecreative.As candidaturas devem ser dirigidas ao Reitor da Universidade de Aveiro e enviadas para o endereço eletrónico, soliveira@ua.pt.As ideias admitidas a concurso devem ser originais, sendo os seus candidatos responsáveis, em todos os termos legais, pela sua originalidade e autoria.

› Pré-seleção e comunicação dos cinco projetos selecionados para a Fase II – 15 a 17 de maio.

Fase II
18 de maio a 23 de junho de 2017
› Período de trabalho no AC Media Lab, desde o 1.º Protótipo, prova de conceito à implementação e refinamento do protótipo 3D.

Fase III
28 de junho de 2017
› Apresentação final dos projetos e comunicação dos vencedores.

Prémios
O prémio a atribuir no âmbito do Concurso “Make Creative” tem o valor de 100€ (cem euros) e é constituído por um vale para a aquisição de artigos na Livraria da Universidade de Aveiro.
Os projetos finais são expostos no átrio da Biblioteca da Universidade de Aveiro.
Todas as equipas participantes na Fase III recebem um certificado de participação.

A informação contida nesta página não dispensa a consulta do regulamento do concurso – http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/makecreative.