Currently browsing category

gestão de referências e citações

EasyBib: ferramenta para a criação de referências bibliográficas

O EasyBib é uma ferramenta comercial que disponibiliza uma versão livre que permite a criação de referências bibliográficas de forma automática sendo que, neste caso é apenas necessário indicar o URL ou efetuar pesquisa pelo título/nome do autor, etc, ou criar manualmente a referência bibliográfica através do preenchimento dos campos de descrição bibliográfica. …

Referências bibliográficas com o Google Scholar

O Google Scholar permite efetuar a recolha das referências bibliográficas dos registos, para isso basta que aceda ao Google Scholar – http://scholar.google.pt e realize uma pesquisa. Na página de resultados está disponível em cada um dos registos a opção Citar que permite copiar a referência bibliográfica num dos estilos bibliográficos internacionais disponíveis (MLA, …

Workshops “Gerir referências bibliográficas” na Biblioteca da UA

As Bibliotecas da UA promovem com regularidade workshops sobre a gestão de referências bibliográficas. Neste 1.º semestre do ano letivo, para além das sessões “Gerir referências bibliográficas: Mendeley” que decorrem por solicitação dos docentes , estão previstos os seguintes workshops nesta área: 30/10/2013 Gerir referências bibliográficas através do Mendeley (lotação esgotada) 14:00 …

Normalização

Qualquer trabalho de carácter académico ou científico deverá incluir uma identificação das fontes consultadas, realizada através de citações no texto às publicações consultadas e de uma lista final das respectivas referências bibliográficas. Em Portugal, o Instituto Português da Qualidade (organismo normalizador oficial nacional) publica a Norma Portuguesa 405 – Informação e Documentação: Referências …

Citação Autor-Data

  Citação Autor-Data (exemplo): …destaca-se o programa curricular do bacharelato em Enfermagem (Pryor, 2013) que prevê… • Referência bibliográfica: Pryor, C. S. (2013). Recognition of prior learning: Credit transfer for enrolled nurses studying science in the Bachelor of Nursing program. Australian Journal of Advanced Nursing, 30(2), 40–47. Retrieved from <Go …

O que são citações e referências bibliográficas

A elaboração de um trabalho académico requer sempre a identificação das fontes consultadas que sustentam e fazem prova do que é transmitido no trabalho. A identificação das fontes é realizada através de citações no texto e das respetivas referências bibliográficas. o que são citações e referências bibliográficas? Uma citação é …