Catálogo bibliográfico

Screen shot 2013-07-03 at 2.23.38 PM

O catálogo bibliográfico permite a pesquisa e a localização das coleções das Bibliotecas da Universidade de Aveiro. Está disponível através do URL http://opac.ua.pt.

Conteúdos
Coleções bibliográficas das bibliotecas da UA – livros, revistas e jornais, teses de doutoramento, dissertações de mestrado, CD’s, DVD’s, discos de vinil, partituras, cartazes.

Funcionalidades:

I.     Pesquisa

• Pesquisa integrada – permite pesquisar em todas as bibliotecas da rede em simultâneo (catálogo geral);
  • Pesquisa por tipo de documento – livros, revistas, dicionários, teses, partituras, cartazes, cd’s, etc.;
  • Pesquisa por biblioteca – permite pesquisar apenas numa das bibliotecas da rede – Biblioteca do Campus, Mediateca, Biblioteca da Escola Superior Aveiro-Norte (CRC), Biblioteca do ISCA, Biblioteca da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda;
  • Pesquisa por fundos especiais – Aveirana (publicações sobre Aveiro e o seu distrito), Livro Antigo, Padre Acúrcio, etc.;
  • Pesquisa geral, por autor, título, assunto, etc.;
  • Pesquisa simples e avançada;
  • Percorrer índices de título, autor ou assunto;
  • Refinar a pesquisa por língua, ano, autor, assunto, etc.

II.     Resultados

• Enviar por e-mail;
  • Guardar na área pessoal;
  • Histórico de pesquisas.

II.     Referências bibliográficas

• Criação automática do registo para a Norma Portuguesa NP-405;
  • Exportação de referências para um gestor de referências bibliográficas, como por exemplo o Mendeley:

1)    Selecionar os registos,
2)   Opção “guardar/enviar por email”,
3)   Na opção “Formato do registo” selecionar “Endnote / Gestor Ref.s Bib.s”,
4)   Sobre a opção “recolher” e com o lado direito do rato selecionar a opção “save link as”,
5)   Abrir o Mendeley e arrastar o ficheiro gravado para dentro da área de exportação.

III.     Ligação do registo bibliográfico ao Google Books
Ao consultar o registo de um livro no catálogo, pode encontrar ligação direta ao Google Books.

IV.     Interface em Português e Inglês

V.     Espaço pessoal (apenas para a comunidade UA)
O Espaço Pessoal do catálogo torna o utilizador das bibliotecas da UA mais autónomo em relação aos serviços de empréstimo que as bibliotecas oferecem presencialmente. O acesso a este serviço localizado no menu “login” do catálogo, tem como credênciais de entrada as de Utilizador Universal (UU). Este espaço permite:

• Verificar as publicações requisitadas e as datas de devolução;
  • Renovar livros requisitados;
  • Analisar a atividade do utilizador – livros requisitados, histórico de empréstimos;
  • Reservar livros requisitados por outros utilizadores.