Nº20, inverno 2010/2011 – ferramentas de pesquisa na web

Entendemos que nos dias de hoje é cada vez mais essencial que, em contexto académico, os alunos adquiram competências ligadas à literacia informacional, seja no que se refere à utilização dos recursos que tradicionalmente se encontram numa Biblioteca como no domínio das ferramentas Web que permitem a pesquisa de informação.
O reforço de serviços e conteúdos de apoio aos utilizadores que frequentam licenciaturas na Universidade de Aveiro é, em 2011, uma das fortes apostas das Bibliotecas UA, no âmbito de um plano mais alargado que inclui uma atenção mais focada nas necessidade específicas dos diferentes públicos que constituem a nossa comunidade.
Neste número do nosso Boletim “A Biblioteca Informa” convidámos os utilizadores a: ‐ Desenvolver competências adequadas à busca e descoberta de informação na internet; ‐ Conhecer os mecanismos de pesquisa de algumas fontes de informação essenciais disponíveis em formato electrónico, tais como ebooks; ‐ Explorar o potencial de ferramentas Web 2.0 tais como o Netvibes e Sapo Campus PLE; ‐ Obter indicações e dicas úteis sobre as formas de elaborar referências bibliográficas Esperamos ser úteis!

Temas abordados neste número:

• O Google;
  • O Google Books;
  • O Google Scholar;
  • SciVerce Hub;
  • Scientific WebPlus;
  • Referências bibliográficas;
  • e-Learning “Bibliotecas UA”;
  • Livros eletrónicos na UA;
  • Infopédia : dicionários e enciclopédias no seu computador;
  • Desktop online : personaliza a tua informação;
  • Partilha de conteúdos de apoio ao utilizador no uso da informação;
  • A biblioteca em forma.

› Para consultar o boletim – [pdf] [issuu]