Recursos de ensino e aprendizagem para o ensino básico

Três plataformas que disponibilizam recursos interativos de ensino e aprendizagem sobre temas chaves de Ciências da Terra e do Espaço, Ciências da Vida e Física. Ambos os recursos se destinam a alunos do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

PowerKnowledge Earth and Space Science
Recurso que disponibiliza vídeos dinâmicos e jogos interativos sobre a energia, o ecossistema, os desastres naturais, as questões ambientais, as rochas e os minerais, o clima, entre outros. Inclui também projetos de ciência, experiências e atividades para melhor ajudar os alunos a percecionar a Ciência.
Também disponibiliza um conjunto de recursos de apoio para professores que inclui planos de aulas detalhados, projetos, experiências, newsletters com as últimas novidades, materiais de divulgação, de forma despertar o interesse e a motivação dos alunos sobre a investigação científica.

PowerKnowledge Life Science
Disponibiliza vídeos dinâmicos e jogos interativos sobre animais, espécies ameaçadas e extintas, cadeias alimentares, habitats e ecossistemas, o corpo humano, plantas, meios de sobrevivência e adaptação, entre outros. Estes conteúdos destinam-se a alunos do. 1º e 2º Ciclos do ensino básico.

Algumas funcionalidades:
Disponível um software de leitura de ecrã – ReadSpeaker, que permite:
– ouvir os conteúdos apresentados no site;
– efetuar o download do texto para um ficheiro MP3;
– controlar a velocidade da leitura (lento, médio e rápido);
– destacar de forma sincronizada palavras ou frases do texto;
– definir cores e estilos diferentes a palavras ou frases;
– colocar os conteúdos num tamanho superior e simultaneamente destacá-los.

PowerKnowledge Physical Science
Recurso que disponibiliza vídeos dinâmicos e jogos interativos sobre átomos e moléculas, elementos da tabela periódica, energia, força e movimento, temperatura e medição.

Este recurso está incluído na eLibraryUSA.
O acesso implica um login e password, que é global para as várias bases de dados e recursos disponibilizados via American Corner (eLibraryUSA). Para solicitar o seu registo pessoal, deverá enviar um e-mail para sbidm-referencia@ua.pt com indicação do seu nome completo e do seu e-mail da UA. Após esta solicitação, receberá um e-mail da Embaixada dos EUA com os dados de acesso.

Mais informação