Manual citar e referenciar: estilo bibliográfico APA 6th

O estilo APA (American Psychological Association) é um sistema de citação autor-data usado na área Ciências Sociais e Humanas.

As bibliotecas da UA têm disponíveis na página Web da biblioteca em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/normas um manual para a realização de citações em texto e referências bibliográficas sobre este estilo. O presente manual baseia-se integralmente no livro Publication Manual of the American Psychological Association, 6th edition também disponível no catálogo bibliográfico da UA, em http://opac.ua.pt/F/?func=find-b&find_code=SYS&REQUEST=000237247

Neste manual pode consultar informação sobre:

  1. Como efetuar citações em texto;
  2. Como realizar referências bibliográficas;
  3. Como usar o gestor de Gestor de referências bibliográficas: Mendeley

Na parte de citações em texto pode consultar informação sobre a autoria na citação, assim como as diversas tipologias de citações previstas por este estilo bibliográfico, nomeadamente citações ambíguas, citações diretas e indiretas e citação de citação.

No tópico referências bibliográficas encontra disponível informação que apoia na construção das referências bibliográficas para diversas tipologias de documentos nos formatos impresso e digital. Para cada tipologia indicada são apresentados os elementos que compõem a referência bibliográfica, um exemplo de apresentação da referência bibliográfica e os campos que necessitam de ser preenchidos no formulário do Mendeley. Tem também disponível informação sobre a questão da autoria nas referências bibliográficas.

O último tópico, centrado no gestor de referências bibliográficas: Mendeley orienta no uso desta ferramenta ao nível da inserção e edição de citações e referências bibliográficas. Além disso, contém também informação sobre como selecionar no Mendely e Word o estilo bibliográfico APA 6th; como ativar os campos de descrição bibliográfica obrigatórios consoante a tipologia de documento, entre outros conteúdos.

Para mais informação sobre o estilo bibliográfico APA 6th consulte o manual Citar e referenciar: estilo bibliográfico APA 6th, disponível em http://issuu.com/bibliotecasua/docs/apa__manual_ref_bibliograficas.

Outros recursos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.