Manual citar e referenciar: estilo bibliográfico IEEE

Manual citar e referenciar: estilo bibliográfico IEEE

https://flic.kr/p/5rExsj

O estilo IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers) é um sistema de citação numérico aplicado nas áreas da eletrónica, tecnologias, computação, energias sustentáveis, comunicação, robótica, engenharias e tecnologias aplicadas (saúde).

As bibliotecas da UA têm disponíveis na página Web da biblioteca em http://www.ua.pt/sbidm/biblioteca/normas um manual para apoio na realização de citações em texto e referências bibliográficas sobre este estilo. Os conteúdos baseiam-se integralmente no  manual IEEE Editorial Style Manual.

Neste manual pode consultar informação sobre:

  1. Como efetuar citações em texto;
  2. Como realizar referências bibliográficas;
  3. Como usar o gestor de Gestor de referências bibliográficas: Mendeley

Segundo o estilo IEEE, a citação em texto assume a forma numérica. Os números são apresentados entre parêntesis retos e são introduzidos por ordem sequencial. Este estilo é omisso nas citações de citação e nas citações ambíguas.

No tópico referências bibliográficas encontra disponível informação que apoia na construção das referências bibliográficas para diversas tipologias de documentos nos formatos impresso e digital. Para cada tipologia indicada são apresentados os elementos que compõem a referência bibliográfica, um exemplo de apresentação da referência bibliográfica, assim como os campos que necessitam de ser preenchidos no formulário do Mendeley. Tem também disponível informação sobre a questão da autoria nas referências bibliográficas.

O tópico como usar o gestor de referências bibliográficas: Mendeley visa apoiar e orientar no uso desta ferramenta ao nível da inserção e edição de citações e referências bibliográficas. Tem também disponível informação sobre como instalar no Mendely o estilo bibliográfico IEEE; como tornar visíveis os campos de descrição bibliográfica obrigatórios consoante a tipologia de documento; como ativar a lista de referências bibliográficas no Word, entre outros conteúdos.

Para mais informação sobre o estilo IEEE consulte o manual Citar e referenciar: estilo bibliográfico Vancouver, disponível em http://issuu.com/bibliotecasua/docs/ieee__manual_ref_bibliograficas.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.