Prestígio de revistas científicas: o SJR

Os índices de avaliação de revistas científicas (rankings), são fontes de informação importantes para se aferir o prestígio das publicações para uma determinada área científica. São ferramentas de referência ao nível da avaliação da investigação e muito usadas também por parte dos investigadores no momento de seleção de publicações para publicar artigos.

Um dos rankings internacionalmente mais conhecidos e utilizados são os disponíveis na base da Thomson Scientific “Journal Citation Reports”  , onde se podem consultar dados bibliométricos de avaliação das publicações baseados nas citações contabilizadas na base de dados “Web of Science”, entre os quais o mais relevante é o factor de impacto.

Outro dos indicadores fundamentais é o SCImago Journal Rank (SJR) indicator, disponível no site SCImago Journal & Country Rank . Este indicador consiste numa medida de visibilidade das revistas científicas – “journal prestige“ – baseando-se na contagem de citações efetuada na base de dados SCOPUS. Expressa o número médio de citações “positivas” recebidas no ano selecionado pelos artigos de uma dada revista (mais informação).

A área temática Computer Science está presente nestas plataformas, tendo em ambas várias subcategorias associadas.

Abaixo um quadro com as 10 publicações da área “Computer Science”, subcategoria “Software” com um indicador SJR mais elevado.

Mais informação:

Apresentação Bibliotecas UA  “Indices de avaliação de revistas científicas”